FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Só odres novos podem receber vinho novo

Fonte da imagem: sarablogs.com.br

Palavra-chave: Lucas 5:36-39

"E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma veste nova para o coser em veste velha, pois que romperá a nova, e o remendo não condiz com a veste velha.
E ninguém põe vinho novo em odres velhos; de outra sorte, o vinho novo romperá os odres e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.
Mas o vinho novo deve ser posto em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.
E ninguém, tendo bebido o velho, quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho."

Desde ontem e até amanhã ocorre o XIII Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono em Belo Horizonte. O tema é "Odres novos, vinho novo", o qual despertou a minha atenção pois eu percebi em meu espírito que eu podia aprender mais sobre, inclusive sobre o que é um odre exatamente. Passei a pesquisar e encontrei explicações satisfatórias em minha Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (Almeida Revista e Corrigida):

Os odres eram bolsas de pele de cabra, costuradas nas extremidades, para ficar impermeáveis. Pelo fato de o vinho novo fermentar, deveria ser colocado em um odre novo e maleável, pois tendo se tornado inflexível, a pele do odre antigo estouraria e derramaria o vinho novo. Como odres velhos, os fariseus eram muito rígidos para aceitar a Jesus, que não poderia ser contido pelas tradições e regras humanas. O cristianismo exigia novas abordagens, tradições e estruturas. Igualmente, nossos programas e ministérios na igreja não devem ser tão rígidos a ponto de não terem espaço para um novo método ou uma nova ideia inspirados pelo Espírito. (...) Precisamos manter nosso coração maleável para que possamos aceitar a mensagem de mudança de vida trazida por Jesus!

Assim, vemos que o vinho novo representa Jesus, novidade de vida, criatividade, inspiração, Nova Aliança, graça etc. E esse mesmo vinho novo só poderia ser colocado em odres novos porque se fosse colocado em odres velhos, estes estourariam. Isso significa que o renovo do Espírito em nossa vida, representado pelo vinho novo, só é possível quando damos legalidade para que isso aconteça, quando somos como odres novos.

O versículo 39 de Lucas 5 relata: "E ninguém, tendo bebido o velho, quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho." Jesus referia-se à preferência que os fariseus, os religiosos, davam à Antiga Aliança em detrimento de reconhecer em Jesus as Boas-Novas de Deus!

Não tem como coisas novas acontecerem em um espírito velho, cansado, desanimado! O vinho novo deve, portanto, sempre ser depositado em odres novos! Jesus pode habitar num coração novo, disposto a recebê-lO!

Ao seguirmos a Cristo, devemos estar preparados para novas maneiras de viver, e encarar as pessoas e de servir.

Aleluia! 

Vamos receber o novo de Deus! Vamos fazer coisas novas, usar a criatividade do Espírito Santo de Deus em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário