FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A letra mata?

Fonte: Google Imagens

Palavra-chave: 2 Coríntios 3:6

"o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica."

Paz!

Bom, sempre que lermos uma passagem da Bíblia, é bom que consideremos o que vem antes, o que vem depois, quem e para quem a escreveu etc. Não podemos pegar um versículo isolado e adaptá-lo às nossas vontades, usando-o para responder aos nossos questionamentos do jeitinho que gostaríamos de ouvir. Creio que isso é de fundamental importância, ainda mais nesse caso em que está escrito "a letra mata".

Você deve estar se perguntando: "A letra mata? Que letra?"

A letra à qual o apóstolo Paulo se refere em sua carta à Igreja de Corinto e a todos os cristãos no mundo é a do Antigo Testamento, baseada nos Dez Mandamentos, é a lei de Moisés. 

Devemos prestar atenção ao fato de que não é a Escritura em si que mata, não é a Bíblia, até porque ela foi inspirada por Deus! Sabemos que a Palavra de Deus tem poder disponível quando a liberamos no mundo espiritual.

A letra que mata é a da Antiga Aliança, agora ultrapassada, engessada, ainda mais quando comparada à nova realidade em que vivemos, em que temos o Espírito Santo de Deus que nos vivifica. Aleluia!

A lei de Moisés, considerada aqui como "a letra que mata", serve para apontar os nossos pecados, o que muitas vezes tem a capacidade de trazer condenação. Claro, uma vez conscientes do pecado, temos uma maior probabilidade de nos condenarmos nele mesmo.

Essa mesma letra não é capaz de perdoar os nossos pecados, ela não traz graça, perdão ou vida, mas ela traz morte. Sim, morte! Morte espiritual! 

Vejamos os versículos 7 e 8 desse mesmo capítulo 3 de 2 Coríntios:

(7)"E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, (8) como não será de maior glória o ministério do Espírito?"

Vamos estudar agora de acordo com uma nota na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal:

A frase "a letra mata e o Espírito vivifica" significa que tentar ser salvo mantendo as leis do Antigo Testamento terminará em morte. Somente crendo no Senhor Jesus Cristo uma pessoa pode receber a vida eterna por meio do Espírito Santo. Ninguém, exceto Jesus, cumpriu a lei perfeitamente. Deste modo, o mundo inteiro está condenado à morte. A lei faz as pessoas perceberem o seu pecado, mas não pode dar vida. Sob a nova aliança, que significa promessa ou acordo, a vida eterna vem do Espírito Santo. O Espírito dá um novo viver a todos os que creem em Cristo. A lei moral (os Dez Mandamentos) ainda aponta os nossos pecados e nos mostra como obedecer a Deus, mas o perdão vem somente pela graça e misericórdia de Cristo (ver Romanos 7:10 - 8:2)

Eu considero que a letra mata sim, uma vez que não pode fazer nada por nós com relação às promessas de vida eterna, a qual temos em Jesus, na Nova Aliança, no Novo Testamento, na presença do Espírito Santo.

Contudo, é interessante percebermos a sutileza que há nessa questão. A letra mata? Sim, devido ao que foi apontado acima. Perceba bem o motivo pela qual ela mata. Mas ao mesmo tempo ela não é descartada, mas recebeu um complemento definitivo e superior na Verdade em/de Jesus! Tudo é verdade de Gênesis à Apocalipse, a diferença é que a partir de Jesus não temos apenas a letra, mas o Espírito que a ilumina e vivifica, não só a ela, mas a nós!

Essa postagem foi de grande valia para mim! Espero que tenha sido para você também!

Paz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário