bereianos.blogspot.com
A cosmovisão é a maneira pela qual uma pessoa interpreta o mundo a sua volta.
A cosmovisão cristã é a única capaz de responder às questões da humanidade. Por isso, nós cristãos, devemos estar profundamente convictos de que a nossa cosmovisão é cristã. Não podemos desconstruir uma cosmovisão oposta se nem dominamos a cristã.
Por isso eu quero compartilhar com vocês os pontos fundamentais que todo cristão deve saber acerca de sua fé em Jesus Cristo, em Sua Palavra e na Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). Vamos lá?
1. Qual é a realidade primordial?
É a Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo), um ser infinito que tudo sabe, está em todos os lugares ao mesmo tempo, e tem todo poder sobre todas as coisas. Existem em um plano dimensional sobrenatural, mas também está aqui ao nosso lado. Um ser totalmente bom e amoroso.
Deus é pessoal, não é uma força cósmica ou natural, mas uma pessoa. Ele tem interesse pelo homem e por todo o universo e participa ativamente do andamento do mesmo. É um ser auto-existente (não teve início e não terá fim). Ele é Soberano.
2. Qual é a natureza do mundo à nossa volta?
Deus criou o universo a partir do nada, utilizando-se apenas de comando vocal. Esse universo foi criado para operar de forma harmônica e sistemática, mas sempre que Ele entender necessário pode intervir nesse universo afim de manifestar a Sua glória, mostrar ao homem o Seu desejo a respeito de algo. Nós também interferimos nesse processo natural para o bem ou para o mal.
3. O que é o ser humano?
O homem, diferentemente do restante das coisas, foi criado por Deus utilizando o barro e soprando em suas narinas, dando-lhe vida. A grande diferença reside no fato de que Deus colocou algo de dentro dEle dentro do homem. São os chamados atributos comunicáveis de Deus. Nós somos então a imagem e semelhança de Deus, o que significa dizer que, como Ele, temos personalidade própria, podemos entrar em contato com o mundo sobrenatural, raciocinamos, decidimos o que é certo e o que é errado, desejamos viver em comunidade e criamos coisas.
Nós também somos seres pessoais e tomamos decisões por conta própria, se assim desejarmos. Certamente esta característica é que mais nos aproxima de Deus.
4. O que acontece quando uma pessoa morre?
A morte só dá dois caminhos para o cristão: a vida eterna (céu) ou a total separação de Deus (inferno).
5. Por que e como somos capazes de perceber e entender as coisas?
Deus deu ao cristão tanto a capacidade de entender o mundo à sua volta como a possibilidade de entender o próprio Deus. Ele não só é revelável como também quer ser achado pelo homem. Podemos fazer isso observando a Sua criação, por intermédio da pessoa de Jesus e por meio de Sua Palavra (a Bíblia).
6. O que é certo e o que é errado?
Com a queda, o homem separou-se de Deus. Tudo que nos desvia de Deus, faz parte desta realidade, é errado e chamamos de pecado. Viver a vontade de Deus nos trará santidade e nos ajudará a fazer o que é certo. A redenção só é possível por causa do sacrifício de Jesus que pagou os nossos erros na cruz. Para tanto, precisamos nos apropriar desta realidade para vivermos a nova vida. Portanto, a ética está atrelada ao caráter de Cristo.
7. Qual o propósito de cada pessoa aqui na Terra?
Nosso propósito é cumprir os propósitos de Deus para a história da humanidade. Para isso, Ele deu a cada um de nós um chamado, um ministério e uma missão específica.
(o conteúdo aqui compartilhado foi retirado do livro "Transformação", de Richarde Barbosa Guerra, 2ª edição. Belo Horizonte, 2013. Ed. do autor.)

Nenhum comentário:
Postar um comentário