FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Um pouco da África para vocês...

Fonte: Arquivo pessoal



Olá, pessoal.

Hoje eu quero compartilhar com vocês o que foi mais marcante para mim na África com relação ao povo africano.

Mas eu quero que falar em África é muito delicado. É um continente com mais de 50 países e não podemos generalizar. Porém, é automático.. dificilmente eu falaria que gostaria de escrever o que eu vi no Burundi... é África mesmo.

Mas, sim, especificamente, estive na República Democrática do Congo (onde a equipe e eu trabalhamos de uma forma planejada há meses), no Burundi (de passagem na ida e na volta) e na África do Sul, onde no último dia tivemos a oportunidade de fazer um safari no Pilanesberg National Park. 

Vi realidades diferentes. A RDCongo é imensa! Se não me engano está entre os 10 maiores países do mundo. O Burundi é minúsculo, se não me engano não tem o território do Rio de Janeiro. Quanto à África do Sul... dispensa comentários... é o Estados Unidos na África.

Vi um povo colorido nas vestes. Olhar curioso, frágil, mas receptivo e festivo. Um desejo intenso em servir ao próximo era claro no dia-a-dia. Você sabe de uma coisa? Eles lavavam as nossas mãos a cada refeição. Havia uma bacia com água no chão. Um colocava sabonete líquido e o outro vinha com uma caneca para molhar as nossas mãos. Um tapa na cara do individualismo ocidental e capitalista, onde todos se devoram pelo bem ... próprio!

Pés descalços. A roupa rasgada. Um belo sorriso no rosto. E com dentes muito brancos! Em alguns casos confundíamos meninos com meninas. Eles raspam a cabeça até das garotas.

"Jambo" era a primeira palavra do dia: "Bom dia!". E ela logo vinha acompanhada de "Abari" (Tudo bem?) e a resposta "Muzuri!" (Tudo bem/legal/ok!). Bem, acho que é assim que escreve e assim que podemos traduzir.... caso contrário falei errado aquele tempo todo.

Terra onde o refrigerante é mais barato que a água e onde o abacaxi e a banana são deliciosos. Terra onde se come uma vez por dia, às vezes uma vez por semana. Terra da "papa", uma bola branca praticamente sem gosto que é muito apreciado pelo povo. Com molho vermelho ficava interessante.

África de árvores imensas, raízes gigantes e bilhões de folhas que as fazem ser bem redondas.

O sol? Uma imensa bola de fogo vermelha cujo contorno a gente pode ver muito bem, principalmente quando ele nasce.

E a gente volta percebendo que vivemos muito bem e não sabemos......

Um pouco da África para vocês...



2 comentários:

  1. ...maravilhosa postagem,João!...assim como tudo que sai do nosso coração!...
    ... você foi à África, sentiu a África, viveu a África!...exatamente como Deus quis!...essa é a melhor parte!...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Realmente, pude fazer tudo isso, graças a Deus! Foi uma experiência e tanto.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir