FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Savonarola (o precursor da Grande Reforma) : 1452 - 1498




Quando ainda menino, tinha o costume de orar e, ao crescer, o seu ardor em orar e jejuar aumentou. Passava horas seguidas em oração.

Passava muito tempo sozinho, nos campos e à beira do rio Pó, em contemplação perante Deus, ora cantando, ora chorando, conforme os sentimentos que lhe ardia no peito. Quando ainda jovem, Deus começou a falar-lhe em visões. A oração era a sua grande consolação; os degraus do altar, onde se prostrava horas a fio, ficavam repetidamente molhados de suas lágrimas.

Apesar de ter ao seu dispor uma excelente biblioteca, Savonarola utilizava-se mais e mais da Bíblia como seu livro de instrução.

O ardor de Savonarola na oração aumentava dia após dia e sua fé crescia na mesma proporção. Frequentemente, ao orar, caía em êxtase. Certa vez, enquanto sentado no púlpito, sobreveio-lhe uma visão durante a qual ficou imóvel por cinco horas. Nesse período todos os presentes na igreja contemplaram o rosto do pregador brilhando.

Em toda parte onde Savonarola ministrava, seus sermões contra o pecado produziam profundo terror.

O pregador foi ameaçado, excomungado e, por fim, no ano de 1498, por ordem do papa, foi queimado em praça pública. Com as palavras "O Senhor sofreu tanto por mim!", terminou a vida terrestre um dos maiores e mais dedicados mártires de todos os tempos.

Conhecia uma grande parte da Bíblia de cor e podia abrir o livro instantaneamente e achar qualquer texto. Passava noites inteiras em oração e recebia revelações quando em êxtase ou por meio de visões.


(trechos extraídos literalmente da obra de Orlando Boyer. Herois da fé. CPAD. 48ª impressão/Janeiro 2013. pgs. 7 a 11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário