FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

terça-feira, 8 de abril de 2014

Polêmica religiosa no comando militar dos EUA







O Pentágono, alto comando militar dos Estados Unidos, divulgou um comunicado informando que os soldados norte-americanos podem ser processados e enviados à corte marcial caso promovam a sua fé dentro das forças armadas do país. "O proselitismo religioso não é permitido dentro do Departamento de Defesa", diz a ordem. A restrição inclui até os capelães militares, oficiais cuja função no serviço militar é justamente prestar atendimento espiritual às tropas, tanto em tempos de paz como em ações de guerra. As novas regras restringem esse trabalho, já que o conceito do que seria simplesmente apoio religioso e o que caracteriza a transmissão de uma crença é tremendamente subjetivo. 

A coisa vai além - um oficial do Exército em serviço numa unidade militar denunciou que teve o acesso impedido ao site da Convenção Batista do Sul sob a justificativa de que seu conteúdo era "hostil". "A pior coisa que podemos fazer é impedir a capacidade de um soldado de exercer a sua fé", afirma o tenente-coronel reformado Jerry Boykin, vice-presidente executivo do Family research Council (Conselho de Pesquisa da Família). 

A situação nos Estados Unidos beira o patrulhamento também em outras áreas. Na última edição do torneio de atletismo da Liga Universitária Interescolar do Texas - estado naturalmente conservador na política, de tradiçaõ republicana e onde o eleitorado protestante tem força, elegendo integrantes da família Bush para diversos mandatos -, a equipe da Columbus High School, que venceu a prova dos 4 x 100, foi desclassificada com um gesto de agradecimento a Deus. Ele simplesmente apontou para o céu, o que foi interpretado como "conduta antidesportiva" pela arbitragem.

Fonte: Revista Cristianismo Hoje Junho/Julho 2013, pg. 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário