Graça, paz e misericórdia nos sejam multiplicados, queridos leitores.
Eu estou muito feliz por escrever novamente aqui, e também por poder fazer algo que é motivo da postagem de hoje. Aleluia! Eu me capacitei para ser um memorizador da Bíblia! Glória a Deus! E eu venho falar que você pode e deve fazer o mesmo!
Eu acredito que termos a Palavra em nosso coração e também em nossos pensamentos, em nossa mente, é uma arma fundamental para uma boa caminhada cristã. E um dos motivos está em dois versículos que eu já memorizei:
"As armas com as quais lutamos não são humanas. Ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo o pensamento, para torná-lo obediente a Cristo." (2 Coríntios 10:4-5)
E mais:
"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." (Salmos 119:105)
Memorizar a Palavra de Deus é um mandamento que está em Deuteronômio 6:6, mas você pode ler do versículo 4 ao 9:
"Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te."
Ainda, temos que ter em mente que somos capazes de memorizar não só versículos, mas também capítulos e livros inteiros da Bíblia. O ser humano tem uma capacidade tremenda de memorização. São 100 bilhões e neurônios que podem realizar de 100 trilhões a 1 quatrilhão de ligações (sinapses) entre eles, e geram uma capacidade equivalente a 3880 computadores novos. Isso é maravilhoso!
Orar declarando a Palavra! Trazer a Palavra enquanto se passa por uma adversidade! Trazer a Palavra à memória quando se está pensando em algo ruim! E nunca se sabe como serão os dias da igreja amanhã ... é sempre importante termos a Palavra dentro de nós ... literalmente!
Quando eu acordo, trago a memória versículos que já memorizei, e quando eu durmo faço o mesmo. Durante a tarde eu tenho memorizado mais cinco, a cada dia. Em todo o tempo eu falo um, ainda que eu esteja sozinho.
Outra tática que eu aprendi no curso que eu fiz com o Ministério Bíblia Falada, tática esta que coloquei em prática, é a de escrever e imprimir todos os versículos que eu gostaria de memorizar. Ler cada um deles todos os dias têm sido fundamental para mantê-los na memória. Já são cerca de 70 e o objetivo são 200 até o final do ano. O próprio Deus me capacitou. Eu vou conseguir, por amor a Ele!
Você memoriza aquilo que valoriza!
Desse modo, eu gostaria de compartilhar 10 atitudes básicas para a memorização. Vamos lá?
1) Cante a Palavra
2) Medite na Palavra: meditar é trazer à memória, é repetir
3) Divirta-se com a Palavra: a memorização deve ser algo prazeroso, divertido
4) Ame a Palavra: amar é priorizar, é investir tempo e dinheiro
5) Guarde a Palavra: guardar a Palavra é memorizá-la
6) Fale a Palavra: no carro, no ônibus, no metrô, andando, ao acordar, ao dormir
7) Persevere na memorização
8) Faça disso seu estilo de vida: tudo na vida é uma questão de escolha. Será a maior herança que você deixará para a sua posteridade.
9) Repita a Palavra: vale a pena!
10) Experimente a paz que só a Palavra traz ao coração
(os 10 tópicos estão no material organizado pelo Ministério Bíblia Falada, sob a liderança do pr. Cornélio Augusto)
Eu testemunho que memorizar a Palavra tem sido extremamente prazeroso e tem acrescentado muitos benefícios para a minha vida!
Eu convido você a fazer o mesmo! Vale muito a pena!
Um abraço!

Que bencao! Gloria a Deus!
ResponderExcluir