Sim, o título desta postagem é uma adaptação de um livro muito bom que já li e indico: "A arte de influenciar pessoas", de John Maxwell.
E aproveitando os estudos junto aos meus colegas sobre o assunto, resolvi compartilhar com vocês pontos importantes na arte de se relacionar com pessoas, lembrando que Jesus Cristo é o nosso padrão quando falamos em relacionamento com o próximo.
Todo grande sonho envolve equipe.
Muitas pessoas concentram-se no que fazem, e não para quem se faz. O dom que Deus lhe deu está ficado para ajudar pessoas, e não para exibicionismo.
Se o seu foco é agradar a Deus, uma decepção com alguém não vai parar você.
Um bom relacionamento com o outro depende de um bom relacionamento com nós mesmos. Quem somos determina a maneira de ver os outros.
Quem vive se condenando, vive repetindo o erro que se condena. Geralmente, o problema não é o erro, mas a culpa pelo erro. Abençoados são aqueles que riem de si mesmos!
Dificilmente alguém com uma auto-imagem negativa será uma pessoa bem-sucedida.
"Comparar é negar a beleza que existe em cada um". (autor desconhecido)
A comparação gera problemas que não existem, gera competição, gera desconfiguração. Quando entendemos quem somos em Cristo, a opinião dos outros não tem o menor valor.
Tem gente que procura o pior nos outros só para se sentir superior por comparação. A pessoa se sente tão mal que joga a culpa para o outro para se sentir melhor.
A ideia de liderança é reunir pessoas que são melhores do que você para ajudar, para somar.
"O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos".
(Provérbios 14:30)
A inveja atrai a calúnia, a difamação. Geralmente, a inveja acontece entre iguais, entre pessoas em uma mesma área de atuação. O invejoso difama o que gostaria de ter.
O orgulho criou o diabo e cria malignidades em nossos corações. Adão foi tentado a ser o próprio Deus. orgulho é um pecado solitário. O ar de superioridade, na verdade, é para disfarçar o senso de inferioridade.
É melhor uma fraqueza sincera do que uma força fingida. Muitos acabam levantando outros muros para evitar outra rejeição. Muitos preferem mancar do que dar chance a novos e bons relacionamentos.
Quem não se conecta com o valor do outro vira crítico.
"Qualquer um pode se solidarizar com os sofrimentos de alguém, mas é preciso uma natureza muito nobre para se solidarizar com os sucessos". (Oscar White)
Antes de você repreender, você já encorajou alguém? Seja festeiro com o sucesso do outro e sincero quanto às suas imperfeições.
A celebração não está no que você valoriza, mas no que o outro valoriza.
Habilidades definham diante de críticas, mas florescem diante de encorajamento.
O destino do sucesso passa pelo caminho dos fracassos.
"Aquele que teme sofrer, já está sofrendo com aquilo que teme". (Michel de Montagné)
A lacuna criada pela falta de comunicação será rapidamente preenchida por rumores, fofoca e informações erradas.
As pessoas não podem adivinhar o que você quer. Você precisa dizer o que quer. Corremos o risco de cobrar das pessoas de algo que elas nunca foram informadas.
A longevidade do seu ministério pode estar associada ao jeito que você lida com pessoas difíceis.
"Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha"
(Provérbios 18:13)
Tem pessoas que se preocupam em estar certas ao invés de resolver o conflito.
Glória a Deus! Que este post possa nos ajudar a refletir sobre a nossa maneira de lidar com as pessoas e mudar, caso seja necessário.
O primeiro passo é ter Jesus Cristo no coração e deixá-lO transformar as nossas vidas, moldando-nos em Seu caráter.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:
Postar um comentário