"E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: 'Dá-me de beber.' (...) Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: 'Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?'" (João 4:6-7,9)
Paz!
Olha, a postagem de hoje está baseada numa mensagem de Jesus muito bonita! Eu a adaptei de uma aula que tive ontem com o professor Jorge Luiz. Fiz-me valer das anotações do meu caderno e de pesquisa na minha Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Almeida Revista e Corrigida.
No contexto dos versículos acima, Jesus estava a caminho da Galileia, mas teria que passar por Samaria. A questão é que os samaritanos eram um povo mestiço odiado. Os judeus não se comunicavam com eles. Você, contudo, já pode imaginar o que Jesus fez, não é mesmo? Aleluia!
Jesus, cansado do caminho, assentou-se perto de uma fonte, onde, ao meio-dia, uma samaritana veio recolher água. O horário, aqui, faz toda diferença, uma vez que as donzelas frequentavam tal fonte na parte da manhã ou ao anoitecer. A samaritana, além de ser samaritana, era conhecida por estar vivendo em pecado e também estava em um lugar público. Assim, ela foi num horário em que não encontraria pessoas que conhecessem a sua reputação.
A verdade é que nenhum judeu respeitável conversaria com uma mulher sob tais circunstâncias. Mas Jesus o fez, pois, para Ele, tudo aquilo que Ele conquistou na cruz por nós está disponível e endereçado a TODAS as pessoas, não importando a etnia, posição social, cor da pele e pecados anteriormente cometidos. Aleluia! Jesus transpôs todas as barreiras para compartilhar as Boas Novas. Nós devemos fazer o mesmo, em qualquer tempo e lugar!
Jesus foi buscar água justamente num horário que não havia mais donzelas, mas sim as pessoas rejeitadas. Glória a Deus!
Não satisfeito, Jesus ainda oferece à samaritana a água da vida:
"Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna." (João 4:13-14)
Jesus quis dizer que somente Ele é capaz de saciar a sede de alguém, somente Ele pode satisfazer o desejo da alma de alguém. Jesus é a fonte a jorrar a água da vida!
Deixa essa água fluir em seu interior, levando todo o mal!
Paz!

Nenhum comentário:
Postar um comentário