Empatia:
Significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa
caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.
Consiste tentar compreender sentimentos e emoções,
procurando experimentar de forma objetiva e racional
o que sente outro indivíduo.
E aí, pessoal? Tudo bom?
Já há algum tempo eu estava querendo escrever alguma coisa sobre empatia, pois acho que é uma habilidade ou capacidade fundamental que o ser humano deve exercer.
Como vocês podem ver pela descrição do termo acima e também de acordo com os versículos bíblicos abaixo, empatia tem a ver com compaixão, misericórdia, compreensão, sensibilidade, flexibilidade, generosidade e um monte de coisa boa.
Quando somos empáticos não julgamos, não apontamos o dedo, mas ouvimos procurando entender o que há por trás das palavras. Às vezes, bem à queima roupa mesmo, detonamos a pessoa por alguma atitude sem ter ideia do que a fez agir daquela forma. Cheios de justiça própria, somos somente donos de um espírito miserável.
Eu acredito que a empatia pode nos tornar mais felizes enquanto a praticamos. Nada mais interessante e útil do que nos colocarmos no lugar do outro, sentir suas dores, sorrir o seu sorriso, enxergar uma vida inteira através de um olhar.
Há muitos anos atrás eu estava no carro com meu irmão quando passamos por uma moça vendendo Yakult em uma rua. Ela estava com a sua filha, esta com aproximados 12 anos. Por causa de sua aparência física, meu irmão decidiu abrir a janela para debochar dela gratuitamente. Aquilo doeu em mim! A mulher estava trabalhando sob sol, dignamente. A menina parecia retraída, tadinha, talvez por ter sido ridicularizada em outras ocasiões. O que a faria ser humilhada daquela forma? Ainda que ela tivesse feito alguma coisa, ninguém teria o direito de fazer isso... Imagina sem ter feito nada? Obviamente, impedi que meu irmão fosse tão monstruoso.
Jesus foi, é e sempre será o maior líder, a grande referência para a humanidade. Grandes ensinamentos e exemplos Ele nos deixou, inclusive, muitos relacionados às atitudes de empatia. O apóstolo Paulo, em nome de Jesus e inspirado pelo Espírito Santo de Deus, também acrescentou em muito:
"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas". (Mateus 7:12)
"Vendo Ele as multidões, tinha grande compaixão delas, porque andavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor". (Mateus 9:36)
"Saindo Jesus, viu uma grande multidão, e, possuído de grande compaixão para com ela, curou os seus enfermos". (Mateus 14:14)
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo". (Mateus 22:39b)
"Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram". (Romanos 12:15)
"Mas antes tenham os membros (do corpo dos que creem) igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele". (1 Coríntios 12:25b-26)
"Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros". (Filipenses 2:2-4)
"Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo (como se vocês também estivessem sofrendo)". (Hebreus 13:3)
"Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes". (1 Pedro 3:8)
Nós podemos melhorar, mesmo que só um pouco, a vida de quem está ao nosso redor.
Abraço.


Nenhum comentário:
Postar um comentário