FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

domingo, 21 de agosto de 2016

Marcas dos Jogos Olímpicos Rio 2016





Como apreciador do esporte e da diversidade dos povos em suas cores, costumes e línguas, sempre gostei dos Jogos Olímpicos. Pudera, na ocasião temos a oportunidade de ver a reunião de representantes da humanidade convivendo em harmonia através da prática esportiva.

Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro foram muito criticados por causa do contraste com a realidade da população brasileira: fracasso na educação, na saúde, na segurança e em outros aspectos. Eu assino embaixo! Por favor, invistam nas Olimpíadas em países que tenham a condição de sediar o evento. Porém, já que estava tudo "pronto", claro que torci para que tudo ocorresse bem. Tentaram apagar a tocha da paz, mas ela foi acesa e assim permaneceu. Esporte é coisa boa, é prática saudável... Não tem como ser contra!

Muitas cenas marcantes devem ser destacadas nesses Jogos onde vimos Usain Bolt voando, Simone Biles beirando a perfeição, francês chorando, torcida brasileira vaiando. Os atletas deram espaço ao respeito, à disciplina, ao amor sobre o ódio, às pontes destruindo barreiras, à inimizade histórica sendo envergonhada pela possibilidade de relacionamentos e convívios saudáveis. 


Um ponto que marcou, porém negativamente, foi o fato de o judoca egípcio ter se recusado a cumprimentar o atleta israelense após ter perdido a luta. 


Isso nos faz refletir sobre a histórica rivalidade entre os povos árabes e israelenses. Podemos dizer que são parentes, são primos, irmãos, mas se odeiam desde sempre. Infelizmente, nesse caso as muralhas continuaram de pé, desenhando fielmente as fronteiras que recortam esse ânimo exaltado.

Com exceção do mau exemplo do atleta egípcio, eu agora registro os momentos que considerei mais positivos, inspiradores, cheios de valores e bons princípios. Vamos lá:


Companheirismo, respeito e humildade entre Brasil e Grécia

Uma possível amizade sem fronteiras entre Coréia do Sul e Coréia do Norte
Mesmo perdendo a sapatilha no meio da prova, a etíope Diro deu raça e foi até o fim
Foi interessante ver as egípcias jogando com o hijab, traje diferente da cultura ocidental

O nome de Jesus Cristo é exaltado na faixa usada pelo Neymar
A seleção japonesa demonstrou união, humildade e alegria na vibração por cada ponto conquistado diante de um Brasil que as venceu por muitos pontos de diferença. Cada ponto era a consciência de que tudo se tratava de um trabalho feito em equipe!

Parece que as Olimpíadas se parecem muito com o plano original de Deus para a humanidade. O bem é feito. A paz é selada. O sorriso é permitido. A harmonia é uma realidade. Por um instante as guerras cessam, mas logo nos lembramos da realidade que nos assola...





... pois assim a humanidade caminha desconsiderando o Criador em seus caminhos... Hora de acordar! 
O sonho acabou! 
O sonho acabou?

Não para os que vivem a essência da eternidade aqui na Terra. Em Cristo, temos paz com Deus e somos reconciliados em Seu infinito amor. 

O caos vem do homem. A ordem perfeita vem de Deus.

Experimentar a proposta das Olimpíadas diariamente em sua vida é uma escolha e a boa notícia é que ela está disponível em Jesus, o Cristo!

Grande abraço.

...
1Co 9.25 - Todos os atletas impõem a si muitas privações e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. nós o fazemos para uma coroa incorruptível.
2Pe 1.2 – Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.
Tg 3.18 – Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
Mt 5.9 – Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Rm 12.18 – Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
2Co 13.11 – Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.
1Ts 5.13 – Vivei em paz uns com os outros.
2Tm 2.5 - Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor se não competir de acordo com as regras.



3 comentários: