Não tem jeito... é automático! Quando ouço "Rússia", logo lembro das minhas aulas de Geografia Política e de História quando tratávamos acerca da república hegemônica da antiga e extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que é a própria Rússia.
Era Guerra Fria! Uma guerra ideológica entre o capitalismo encabeçado pelos Estados Unidos da América e o regime socialista liderado pela URSS. Muito do que vemos hoje é reflexo do que ocorreu nesse período... A África, por exemplo, foi literalmente recortada levando em consideração as ideologias que cada país que a compunha passou a defender. Uma vez usados e vendo o fim da Guerra Fria em 1989, com a queda do Muro de Berlim, os países africanos se viram abandonados ora pelos capitalistas, ora socialistas. O dinheiro deixou de chegar. A proteção deixou de existir. O que restou foi a união de tribos rivais há décadas em um mesmo território.... e por que não séculos? A consequência? Guerras civis aos montes!
E se vemos uma Cuba, uma Coreia do Norte e também a China como países mais "fechados" que os outros, deve-se também, e muito, a esse período fascinante (no sentido de estudo) da história da humanidade.
Rússia... lembro também de Mikhail Gorbachev, que subiu ao poder em 1985, o ano em que eu nasci. Ele, a inglesa Margareth Tatcher e o norte-americano Ronald Reagan fizeram um jogo político de primeira categoria na década de 80, clássico, digno de entrar para a história! Ah... História é realmente e sem dúvida a melhor matéria do mundo!!!! Ás paginas dos livros ficaram impressas em minha mente...
Bom, a capital russa é Moscou. A população do país gira em torno de 140 milhões de habitantes. Interessante... o país é bem maior que o Brasil, mas a população é menor. Temos que pensar também que há muito gelo lá. Além disso, a questão cultural também pesa. Eles não são de ter filhos. A taxa de natalidade é uma das mais baixas do mundo, mesmo a população recebendo incentivos para a procriação. A taxa de aborto no país é alta, por incrível que pareça. Há alta taxa de mortalidade. O país perde cerca de 50 mil habitantes por ano.
A crise na economia russa tem colaborado para a criminalidade, uso de drogas, alcoolismo, desestruturação familiar e suicídios. Este último tem sido muito comum na Europa. É legal lembrar que a maior porção territorial russa está na Ásia, mas a capital Moscou localiza-se na Europa.
Valentes do Deus Vivo, clamem a Deus a favor:
- Das autoridades russas, para que olhem pelos mais necessitados e trabalhem por eles;
- Do fim da prática de abortos;
- Da melhora na economia russa;
- De que, nesse momento de crise, o Senhor Se revele como o Suficiente aos russos;
- Da implantação de Torres de Oração 24h na capital e em outras áreas do país;
- Do fortalecimento da liderança cristã local, para que ensine a outros;
- Do envio de mais missionários à Rússia;
- De um genuíno avivamento russo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário