Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana quando, ao final dos trabalhos, propôs uma brincadeira às crianças da região.
Ele colocou um cesto cheio de doce de baixo de uma árvore e sugeriu uma corrida. Ele disse: "Olha, quem chegar primeiro leva o cesto!". As crianças se alinharam para correr e, quando estavam prontas, ele disse: "Já!".
Todas deram as mãos, correram juntas até a árvore, pegaram o cesto juntas e comemoraram juntas. O antropólogo olhou curioso para aquela situação, ao que uma das crianças olhou de volta para ele e disse:
"Ubuntu, tio! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras ficariam tristes?".
Ubuntu é uma palavra de uma filosofia e uma ética antiga que significa: "Sou quem sou porque somos todos nós!".
Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que ela á afetada quando um semelhante seu é afetado. Ela sabe que o mundo não é uma ilha e que ela precisa dos outros pra ser ela mesma. Ubuntu fala de respeito básico pelos outros. Ubuntu é compaixão, partilha, empatia. Ubuntu diz que ser humano é ser com os outros e que ser com os outros deve ser tudo.
Deus é três mesmo sendo um só Deus. Como diz Ricardo Barbosa: "Deus é uma eterna comunhão de Três Pessoas divinas".
Jesus orou um dia, dizendo: "Pai, eu oro para que eles sejam um, assim como eu e Tu somos um". Esse conceito de unidade, de pluralidade única, de sermos indivíduos unitários, mas plurais ao mesmo tempo é algo que chama muito a atenção em Jesus.
As pessoas olham muito para o fato de Jesus andar sobre as águas, multiplicar pães e peixes, mas chama mais atenção a compaixão, o fato de Jesus chorar a morte de um amigo como Lázaro, o fato de Jesus certamente lacrimejar ao ver mulheres sendo arrastadas pelas calçadas para serem apedrejadas. Isso sim mostra compaixão, mostra esse espírito ubuntu, caridoso, misericordioso da parte de Jesus para com as pessoas.
Jesus se importa com as pessoas, justamente por um único motivo: ensinar que nós devemos nos importar uns com os outros.
Segundo Deus, fomos feitos um do outro. Foi de um lado de Adão que Deus tirou a porção necessária para a construção do novo humano "Eva" e não de uma porção de terra. Deve vir de lá do Éden ou de algum lugar muito antigo essa vontade necessária de ser sempre nós, de ser sempre juntos, de ser sempre pares.
Ninguém é feliz sozinho! Ninguém brinca sozinho! Ninguém nasce sozinho! Ninguém faz amor sozinho! Ninguém é igreja sozinho! Ninguém vai pro céu sozinho!
A plena e mais completa realização humana reside, inclusive, num triângulo amoroso: Deus, o outro e eu. Assim como Deus é unidade plural, nós seremos mais humanos quando formos um com os nossos semelhantes. Em outras palavras, gente precisa de gente para ser gente! Quanto mais dedicado à outra gente, mais gente você se tornará.
Que a partir de hoje possamos fazer mais ou alguma coisa por alguém. Hoje, amanhã e sempre! Enxergue o outro! Conecte-se com gente! Faça alguma coisa por alguém até porque ninguém é alguém sem um outro alguém.
Somos seres únicos, mas fomos feitos para viver coletivamente. Deve ser por isso que na oração que Jesus nos ensina, Ele diz que o Pai é Nosso! Ele diz que o pão é Nosso! Quando pede livramento, Ele diz: "Livra-Nos!" e diz que "Venha o Teu Reino a Nós!".
"Nós" é uma mensagem que precisa estar não somente na nossa boca, mas precisa estar dentro do nosso coração. Para ser gente, você precisa estar diretamente ligado em um vínculo de amor, de amizade, de afeto com outra gente.
Vire-se para outro ser humano e pratique a sua fé nele.
Ubuntu pra você!
(Texto transcrito de um vídeo de Thiago Rodrigo - Igreja AME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário