"Pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece". (Filipenses 4:11-13)
Mano, nóis é felizão?
Eu fico observando o comportamento de algumas pessoas comigo pelo fato de eu ser cristão "protestante".
Chega a ser engraçado porque as pessoas pensam que eu sou aquela pessoa presa, infeliz, engessada em uma religiosidade, que eu sou aquele que não bebe, que não dança, que não sai ficando com todas as mulheres, que não fala palavrão, enfim, uma pessoa que não tem graça nenhuma.
Sabe, eu não recrimino essas pessoas, pois acredito que elas querem o meu bem, apenas não sabem que em Jesus Cristo eu sou plenamente feliz.
E, para falar a verdade, do que adianta fazer como muitos fazem... Beber até ficar embriagado, "pegar todas", trair o cônjuge, usar drogas, ganhar muito dinheiro, ser "o fodão", fingir que está tudo bem e depois ir para o travesseiro amargurado na mesma realidade? Não digo que quem age assim vive de aparência, mas certamente é assim em muitos casos. É triste ver pessoas com a vida toda bagunçada apontando o dedo para você como se você fosse um nada. Pelo contrário...
O que acontece é que o parâmetro de felicidade das pessoas é diferente. Umas são aparentemente felizes com o status que bancam, outras são aparentemente felizes com o dinheiro que têm, outras são aparentemente felizes com as roupas que vestem e com as bebidas que consomem, outros são aparentemente felizes com as drogas que usam, outros são aparentemente felizes tentando queimar o filme do outro, pois não tem capacidade suficiente para ser luz por eles mesmos.
Como aqui eu compartilho conteúdos que acredito ser edificantes, quero falar sobre a minha maneira de ser feliz.
Minha família já teve uma condição financeira muito boa, mas não conhecíamos a Deus. Eu já tive contato com essa ou aquela religião (ou seita, ou doutrina... Como queiram!), mas quando eu encontrei Jesus de verdade, em sua plenitude, sem distorções, eu não precisei continuar procurando. Quando eu sei que TUDO se resume na CRUZ, simplesmente opto por quem morreu nela por mim.
Não é errado ser bem-sucedido financeiramente, mas eu prefiro não ter a mesma condição de antes, porém ter Jesus em minha vida. A única motivação para querer ter sucesso financeiro é ajudando a quem precisa. Não sou a melhor pessoa do mundo por causa disso, mas para mim felicidade também é isso.
"Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive". (Eclesiastes 3:12)
As coisas nem sempre vão como eu quero, mas isso não quer dizer que sou um derrotado ou infeliz. Pelo contrário, sabemos que somos felizes genuinamente quando as coisas não vão bem e mesmo assim podemos agradecer a Deus, podemos cantar para Ele e de acordo com uma reserva de alegria e amor que Ele mesmo nos dá. Isso é maravilhoso! Nada e nem ninguém pode substituir a pessoa de Jesus Cristo e do Espírito Santo que habita em mim.
Felicidade tem a ver com vida eterna. Eu sei para onde eu vou se agora mesmo eu falecer. É tão maravilhoso pensar que a forma com a qual nós encaramos a eternidade determina a nossa caminhada aqui na terra ou a nossa caminhada terrena determina como enxergamos a eternidade. Não se trata só disso aqui e agora, mas sim de um propósito que é eterno e que pode ser vivido a partir de agora em vida, nossa única vida.
Felicidade também tem a ver com o próximo. Eu também encontrei sentido para a minha vida quando descobri que tudo se completa quando somos uma doação ao outro. Viver é função de fazer o bem e ser uma bênção para quem precisa é algo que me traz felicidade, ainda que não é o fato de sermos bonzinhos e fazermos obras generosas que nos garante a salvação, mas sim nossa fé em Jesus Cristo.
Eu vivo na total liberdade que Jesus me proporciona. Pobre de quem "aproveita a vida" e se sente vazio quando põe a cabeça no travesseiro. Pobre de quem "aproveita a vida" na frente dos outros e não consegue agradecer a Deus por mais um dia de vida logo que acorda. Pobre de quem "aproveita a vida" e está condenado eternamente.
"Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?" (Marcos 8:36-37)
Cada um de nós tem liberdade para viver da forma que quiser e considerar ser feliz da maneira que achar melhor. Eu tenho a minha forma e está baseada na Bíblia Sagrada em que a maioria diz acreditar. Muito estranho as pessoas se sentirem incomodadas com o nome de Jesus... Preferem ficar no lado confortável de atacar líderes religiosos, generalizando-os, sem saber o que está escrito. Ah... Se pudessem deixar de olhar para o erro dos outros e se entregassem nessa Fonte da Felicidade a Jorrar Pela Eternidade não perderiam tempo algum...
"O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida". (Apocalipse 22:17)
Felicidade é viver a plenitude de uma vida com Deus, à sua forma, sem medo de cara feia!
Eu só posso ser feliz sendo filho de Deus, sendo amigo de Deus, sendo luz e não trevas, vivendo o céu na terra e tendo a certeza de que aquilo que me espera são as maravilhas eternas.
Quando somos fracos, então somos fortes. Quando parece que estamos perdendo, estamos ganhando.
Mano, eu sou felizão! Como se trata do que é celestial, preciso afirmar: Mano, nóis é felizão!
Aquele abraço!
"Porque a alegria do Senhor é a vossa força". (Neemias 8:6b)