FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

sábado, 28 de maio de 2016

Quem dobrou o seu paraquedas hoje?




Charles Ray era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil.
Ray saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita.
Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.

Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:
- Olá, você é Charles Ray, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?
- Sim, como sabe?
- perguntou Ray.
- Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?Ray quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:
- Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje. 

Ao ficar sozinho naquela noite, Ray não conseguia dormir, pensando e perguntando-se:
- Por muitas vezes olhei esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse "Bom Dia"?
Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro. 
Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia. 

Agora, Ray inicia suas palestras perguntando à sua platéia:
- Quem dobrou teu pára-quedas hoje? 



Todos tem alguém cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante.
Precisamos de muitos pára-quedas durante o dia: um físico, um emocional, um mental e até um espiritual. Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diariamente, perdemos de vista o que é
verdadeiramente importante e as pessoas que nos salvam no momento oportuno sem que lhes tenhamos pedido. 

Deixamos de saudar, de agradecer, de felicitar alguém, ou ainda simplesmente de dizer algo amável. Hoje, esta semana, este ano, cada dia, procura dar-te conta de quem prepara teu pára-quedas, e agradece-lhe. 

Ainda que não tenhas nada de importante a dizer, reconheça quem fez isto alguma vez por você. Todos precisamos uns dos outros, por isso, mostra tua gratidão. Às vezes as coisas mais importantes da vida dependem apenas de ações simples... Só um telefonema, um sorriso, um agradecimento, um "Gosto de Você", um "Te Admiro".

Agradeça a Deus por todos os favores que sem merecer recebeu de tantas pessoas e nunca nem reconheceu...

(Texto e reflexão adaptado de conteúdo circulando na internet e whatsapp)

1 Tessalonicenses 5:18: "Em tudo dai graças".

terça-feira, 17 de maio de 2016

Cuidado com a sua língua!



"Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando". (Provérbios 13:3)

Olá.

Hoje eu quero falar sobre um assunto muito útil para o nosso dia a dia e espero que seja da forma mais prática possível. Vamos estudar um pouquinho sobre a língua, mas no seu sentido figurado, ou seja, falaremos sobre a habilidade que as pessoas têm de usar as palavras que saem da sua boca tanto para o bem, quanto para o mal, além das graves ou boas consequências que isso pode acarretar.

A verdade é que muitas pessoas passam por aflições em suas vidas, passam por momentos desagradáveis e ainda ficam se perguntando o por quê. Muitas vezes isso pode ser consequência de uma língua grande, língua caluniosa, mentirosa, julgadora e fofoqueira, ainda que ela tenha agido assim há muito tempo atrás.

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá". (Gálatas 6:7)

Temos a tendência a falar mal do casamento do vizinho e torcer para que dê errado, e daí percebemos (ou fingimos não perceber) que o nosso está uma droga. Falamos mal da filha da vizinha e daí é a nossa que aparece grávida. Celebramos a queda do outro e, quando vemos, um precipício nos alcançou. Inventamos calúnias e somos caluniados. Julgamos e somos julgados. Destilamos veneno e bebemos dele mesmo. 

Não podemos sair por aí tirando conclusões sobre a vida dos outros como se tivéssemos alguma coisa a ver com isso. Somos levados por uma ótica egoísta, conveniente e cheia de justiça própria, mas que não leva a lugar nenhum. Muitas vezes agimos assim por incapacidade de ser como a pessoa que é vítima das suas palavras. Já que não podemos ser como ela, simplesmente a atacamos, pois é mais fácil, confortável e consolador, uma verdadeira maquiagem para a nossa podridão. Por outro lado, ainda que você se considere certo no que diz, não cabe a nós fazer o papel que é de Deus, Aquele que julgará a todos de acordo com suas obras. 

"Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato". (Provérbios 10:19)

"O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito". (Provérbios 15:4)

"A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto". (Provérbios 18:21)

"Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais". (Provérbios 20:19)

"Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento". (Provérbios 21:23)

"Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo". (Provérbios 22:8)

Isso é um perigo e não sou eu quem diz, mas a própria Verdade de Deus: Plantou o mal?Colherá coisas más! Plantou o bem? Colherá coisas muito boas! É assim que funciona.

Devemos parar de viver como aquela brincadeira "Telefone sem fio". Sai dessa! Não empreste os seus ouvidos a rumores, a fofocas, a maledicência. Isso é perda de tempo! Não sinta prazer em receber uma notícia distorcida e ter satisfação em passar para frente mais torta ainda. A vida alheia não é da sua alçada, mas se tem alguma dúvida, se está muito curioso, vá direto na pessoa e pergunte, informe-se, não fique concluindo aquilo que conforta e alegra seu coração, mesmo sendo uma mentira. Já percebeu que, muitas vezes, acreditamos na própria mentira?

"Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa". (Provérbios 25:9)

No capítulo 28 do Livro de Deuteronômio, temos as consequências herdadas pela pessoa que escolhe a bênção e as mais numerosas consequências sobre quem escolhe uma vida de maldição. Leia o que está escrito também no Livro de Tiago:

"Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte?" (Tiago 3:11-12)

Deus nos chama para abençoar, para edificar, para consolar, para ensinar, para fortalecer, para unir, para incentivar, para inspirar, para somar...

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem". (Efésios 4:29)

Escolha a boa parte da história a partir de hoje. Não temos nada a perder ficando com a boca fechada.

E não se esqueçam que depois do dia de hoje vem aquele chamado AMANHÃ e não sabemos o que ele nos reserva...

Paz seja com todos!



sexta-feira, 13 de maio de 2016

Alçando altos voos




A águia é o animal que voa mais alto. Houve a história de um homem que pegou um ovo de águia, colocou no seu galinheiro e aquele ovo foi chocado. Nasceu a pequena águia. Pequenina, indefesa, bonitinha... O fazendeiro tinha medo que aquela águia voasse, então ele prendeu a sua patinha em uma corrente. A águia foi crescendo e, no meio das galinhas, no galinheiro, ela ficava andando em círculos com aquela correntinha presa a sua pata. Um dia chegou um homem àquela fazenda e viu aquela águia. Ela já estava grande, emplumada, adulta e bonita. Ele ficou tanta pena e dizia: “A águia foi feita para voar! Ela foi feita para galgar as alturas”. Quando vai chover, as galinhas correm e trazem os pintinhos para debaixo das suas asas e a galinha se esconde da tempestade. Por outro lado, ao sentir as gotas de chuva, a águia abre suas asas e voa acima das nuvens de chuva, acima dos relâmpagos, acima dos trovões, lá em cima onde o céu é sempre azul e o sol sempre brilha. Então aquele homem disse ao fazendeiro que queria comprar aquela águia e libertá-la. E assim se fez, ele rompeu a corrente que prendia a águia e exclamou: “Voe! Você está livre!”. Todavia, a águia deu um voo rasante e continuou andando em círculos. Ela não estava acostumada à vida de águia e continuava como se ainda estivesse presa.
Você precisa aprender a bater as suas asas, a exercitar a sua fé, a galgar as alturas, a saber que o Senhor é poderoso e que pode todas as coisas. Ele nos ama e nos ensina a voar e também acerca da liberdade que há em Sua presença.
“Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor”.
Quando os filhotinhos da águia já começam a bater as asinhas e ela quer ensiná-los a voar, ela os empurra do ninho e este ninho é feito nas alturas dos penhascos, nos picos mais altos até mesmo acima das nuvens, é lá mesmo que as águias fazem os seus ninhos. Então, a águia empurra os seus filhotes para fora do ninho e eles vão despencando no ar. A águia voa abaixo deles e, caso algum apresente dificuldades para manter o voo, ela o ampara oferecendo-lhe as costas; com suas asas abertas, ela equilibra o filhotinho.

Deus nos empurra e parece que vamos cair, parece que estamos sozinhos, parece até que vamos morrer... Mas o Senhor vem por baixo, abre as Suas asas e nos leva seguros novamente para o ninho até que a gente aprenda a voar, até que a gente aprenda a ter fé, a confiar no Senhor, a saber que Deus jamais nos deixa, jamais nos abandona, mas sempre nos protege. 

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Mais do que feliz!





"Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;
bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5:1-12)

Podemos dizer que as bem-aventuranças são atitudes abençoadoras. Ser bem-aventurado é ser mais do que feliz!

As bem-aventuranças ensinadas por Jesus tratam da nossa postura diante de adversidades e as maravilhas que aguardam aqueles que vivem uma vida que agrada ao Senhor.

Qual tem sido nosso posicionamento diante daquilo que vivemos?

Em uma sociedade cujos valores estão invertidos, aquele que perdoa ou é perdoado, por exemplo, é visto como um perdedor. Porém, precisamos estar certos de que a vitória que Deus nos dá está no fato de recebermos e liberarmos perdão. Estejam certos de que essa é uma experiência poderosa e libertadora!

É impossível fugir das ofensas. É impossível correr dos problemas. É justamente a nossa habilidade de lidar com as ofensas que vai determinar como será nossa vida nos próximos anos. Deus irá nos promover de acordo com a nossa tolerância à dor. Não existe crescimento que não confronte ofensas. Fácil? Não vou mentir... Não é não! Valerá a pena? Sim, porque Deus prometeu e é Fiel!

A sua altitude tem tudo a ver com a sua atitude. Quer alçar altos voos? Experimente ter atitudes que abençoam.

Sempre valerá a pena chorar, ser manso, promover a paz, clamar por justiça, ser limpo de coração... Bem-aventurado é aquele que assim procede em um mundo fadado ao fracasso espiritual.

Sejamos mais do que felizes, e isso é plenamente possível em Jesus Cristo!

Meu mais afetuoso abraço.

Deus o(a) abençoe!