FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

terça-feira, 17 de março de 2015

Pastores perseguidos e sua causa nobre




"Tive a oportunidade de conhecer um dos convertidos mais procurados pela polícia de seu país. Ex-muçulmano, ele havia abandonado seu trabalho para pregar o evangelho e dirigir uma enorme rede de igrejas clandestinas, nos lares. Na ocasião em que o conheci, eu viajava com outros dois brasileiros até seu país para lhe entregar Bíblias. Sua situação era tão delicada que nos foi necessário memorizar toda a rota até o ponto de encontro que havia sido marcado. Não poderíamos levar nada por escrito, para que não colocássemos em risco nossa vida - e a dele, principalmente - caso fôssemos pegos.

Depois de um trajeto com muitas voltas e táxis, o encontramos na praça, segurando a sacola amarela que nos garantiria de que aquele era o nosso homem.

Ele estava supertranquilo. Perguntei-lhe, então, se ele não tinha medo de ser preso, torturado. Ouço sua resposta até hoje: "É por Jesus, irmão. É por Jesus."

Homens sem pais e avós cristãos, sem formação teológica, sem escola dominical na infância e nem encontros de mocidade possuem o que seminário nenhum pode ensinar: entrega incondicional a Deus. Aquele líder se entregara a Cristo totalmente. Ele não ligara para nada mais. Cristo era o que ele tinha de mais importante.

Quando fiz essa visita ao campo, esperava encontrar um povo chorão. Eu achava que os cristãos perseguidos iriam pedir oração assim que chegássemos lá. Por isso, memorizei uma porção e mensagens de ânimo para poder fortalecê-los na fé. Mas não precisei usá-las em momento algum. Em todos os contatos que tivemos, eles estavam animados. Sim, contavam do marido que havia sido preso, do filho que foi torturado, do outro que foi assassinado. Ouvi histórias de pessoas que não morreram, mas ficaram aleijadas por causa da tortura. Mas nada disso era motivo de lamento, porque entendiam que se tratava de uma causa nobre.

Metade dos pastores brasileiros abandona o ministério por razões muito menores que essas. Muitos desistem diante das dificuldades; alguns abraçam outras carreiras profissionais. Falta-nos essa entrega incondicional. Nenhum de nossos seminários e institutos bíblicos pode ensinar isso. Aprende-se apenas com o mestre Jesus."

(Pastor Eude Martins, Membro do Conselho da Portas Abertas Brasil)

sexta-feira, 13 de março de 2015

Brasil, de ordem e progresso!


"Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila sossegada, em toda a piedade honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade."
(1 Timóteo 2:1-4)


Nosso país tem passado por uma crise moral, socioeconômica e política de grande profundidade. Não quero entrar nos méritos da razão disso, se a corrupção veio com os portugueses, se maldições vieram da África ou seja lá qual for o culpado. O objetivo dessa postagem é a urgência no alerta à igreja em orar e jejuar pela nossa nação, sobretudo nesse final de semana.

Reconheço que naquela onda de protestos em 2013 eu acabei participando uma vez. Contudo, deixei a empolgação se esfriar e passei a perceber o que, de fato, o Senhor espera do Seu povo. Fui confrontado e vi que Deus não espera que nos tornemos um com baderneiros e nem que palavras de rebeldia saiam da nossa boca.

Devemos orar pelas nossas autoridades, abençoando-as e não amaldiçoando. No grito não conquistaremos nada. Não é na força do nosso braço que venceremos. Não é por sermos bons em nossa motivação que algo vai mudar. Por mais que não nos caracterizemos como os vândalos, por mais que não nos vestimos e não nos comportemos como eles, o Senhor não quer nos ver misturados e ávidos por justiça própria.

Obviamente, devemos nos importar com as questões que envolvem o Brasil. A questão é: como a igreja deve agir em meio a uma crise e com relação às nossas autoridades?

“Submeta-se cada pessoa às autoridades constituídas; porque não há autoridade que não venha de Deus, e as que, de fato existem, foram estabelecidas por Deus. Assim, pois, quem resiste à autoridade opõe-se à ordem estabelecida por Deus e os que a ela se opõem atraem sobre si uma sentença de condenação." 
(Romanos 13:1-2)


Oremos pelo Brasil:


  • Para que o Senhor nos perdoe pelos nossos pecados de omissão, de corrupção
  • Que o Senhor perdoe a igreja brasileira por negligenciarmos a nossa nação ao olharmos para o nosso próprio umbigo
  • Para que no Brasil haja uma igreja forte, uma igreja que ora, uma igreja que se prepara para a volta de Jesus
  • Para que a anarquia (=ausência de governo) seja repreendida em nossa nação
  • Para que a igreja saiba o seu papel diante da crise enfrentada
  • Para que o Senhor abençoe as nossas autoridades, permitindo com que elas governem com sabedoria e justiça
  • Para que o perigo do comunismo não nos alcance
  • Para que toda a maldição lançada contra o Brasil seja despedaçada pelo poder do nosso Senhor
  • Para que o Senhor sare a nossa economia, varra toda a corrupção, lave o solo brasileiro, derrame das Suas águas sobre nós
  • Para que venha o avivamento genuíno no Brasil

O Brasil pertence ao Senhor Jesus Cristo!

Brasil, de ordem e progresso!






sexta-feira, 6 de março de 2015

As visões da Raven!




"O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança." (Salmo 25:14)


Esses dias estava em uma sorveteria e lá a televisão estava ligada no SBT, um canal brasileiro. O programa que passava era "As visões da Raven", o qual eu assistia quando não tinha muitos compromissos. É até legalzinho. Não é ruim não...

O programa é baseado nas visões que a adolescente Raven tem. Diante de uma situação ela é pega de repente por uma visão que anuncia o que vai acontecer em um futuro muito próximo, podendo ser coisa boa ou ruim.

O interessante é que, diante disso, ela passa a lutar contra o futuro, tentando, com as próprias forças, fazer com aquilo que foi predito não aconteça.

O senhor ministrou ao meu coração enquanto eu tomava aquele sorvete. Foi tão claro Ele dizendo: "O comportamento dos meus filhos é exatamente esse. Sempre querem me ajudar, sempre querer dizer o que Eu tenho que fazer e como fazer. É por isso que muitas vezes se dão mal ... e ainda colocam a culpa em Mim."

Geralmente, esteja onde eu estiver e dependendo da situação, eu começo a rir sozinho na rua, dentro do ônibus ... basta eu lembrar de alguma coisa engraçada. Minha expressão do rosto sempre fica muito escancarada, logo indicando o que eu estou pensando ou sentindo. Não sei como eu fiquei na hora e se alguém me viu com uma expressão curiosa, mas eu simplesmente concordei com o Senhor e pensei: "Pior que é, Deus. É assim mesmo que acontece às vezes."

Deus (sim, Ele existe!), muitas vezes, não entra em detalhes sobre o que tem para nós lá na frente em nossa caminhada justamente porque nós vamos atrapalhar tudo. Certamente ficaremos ansiosos e passaremos a racionalizar tudo: "Mas como, Senhor? Como isso vai acontecer? Isso é impossível! É um plano muito grande! Quando? Quem? Eu?".

O Senhor, na Sua vontade que é boa, agradável e perfeita, sempre compartilhará os Seus propósitos com quem Ele tem uma aliança. Isso é o que diz o versículo-base no início do texto. O Pai só espera que descansemos nEle. Cabe a nós nos deleitar em Suas promessas e confiar que tudo se cumprirá. Por nós mesmos, nada podemos fazer.

Bem, é isso aí! Nada de andarmos como a Raven, hein? O nosso Caminho está e é o próprio Jesus.

Deus abençoe!

quarta-feira, 4 de março de 2015

Jesus nos ensina a amar!




Temos acompanhado nos noticiários o que tem acontecido com nossos irmãos em Jesus Cristo. Imagens e vídeos chocantes fazem com que possamos imaginar como era a vida dos cristãos no início da igreja: perseguição, açoites, prisão, sangue, muitas mortes. Vemos que o ciclo da igreja está se fechando, o que é mais um prenúncio da segunda vinda do nosso Salvador Jesus Cristo. Aleluia! A igreja teve início com muita perseguição e, nesse tempo do fim, tem sido da mesma forma.

É justamente isso que nos consola, saber que a Palavra do Senhor se cumprirá plenamente, saber que Jesus voltará para reinar vitoriosamente e para sempre. 

Ver nossos irmãos em uma jaula, ou em gaiolas ... bem, seja lá o que for, o fato é que eles são tratados como animais. Nossas crianças apavoradas e indefesas, ameaçadas de morte, estupro e escravidão diariamente. Nossas cabeças têm sido cortadas. Nosso sangue derramado em terra e no mar. Nosso louvor a Deus segundos antes de entregarmos o nosso espírito ao Pai, o que demonstra que estamos convictos de que o martírio é uma resposta ao amor de Jesus Cristo. Enquanto o fogo nos queima e consome nossos corpos mortais, o nosso espírito é recolhido pelo Pai e, então, a vida eterna nos dá as boas-vindas. Tudo isso por amor a Cristo. Tudo isso pelo ódio ao nome de Jesus. Tudo isso para que todas as coisas se cumpram, pois nada foge ao controle do Senhor.

"Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus." (João 16:2)

"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos se esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mateus 24:9-13)

Muitos podem dizer que o que o Estado Islâmico está fazendo é apenas uma vingança justa, uma vez que os cristãos também matam. Certamente, por questões econômicas, políticas, culturais e sociais e ao longo de toda a história, muitos da religião cristã se envolveram em guerras, e guerras sangrentas. Contudo, o cristão verdadeiro, em sua essência e particularidade, distante de qualquer questão política, é convidado, estimulado e ensinado a amar. O professor? Jesus Cristo! O Mestre não nos manda simplesmente amar, mas também amar os nossos inimigos:

"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem." (Mateus 5:44)

"Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem." (Romanos 12:14)

"Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno." (Mateus 10:28)

Jesus foi perseguido por aqueles que eram Seus. Nada pior do que uma perseguição interna, daqueles que fazem parte do mesmo grupo e que, teoricamente, deveriam estar na mesma visão que a nossa. 

Contudo, Jesus venceu o mal com o bem. Jesus amou e nos ensinou a amar. Foi ferido em uma face e ofereceu a outra. 

Pois eles nos matam, mas nós os amamos. Pois eles querem o nosso sangue, nós queremos a salvação de cada um deles. Eles querem destruição, nós queremos redenção. Eles nos colocam correntes, Jesus já as quebrou. Eles derramam sangue, nós nos derramamos em Sua presença pedindo para que a misericórdia de Deus os alcance. Eles matam em nome do deus deles, nós declaramos a vida eterna em Cristo Jesus. A única potência capaz de trazer solução é o Espírito Santo de Deus, que é esse poder em potencial dentro daqueles que conhecem o Pai, alvos do Consolo enviado por Jesus Cristo.

Jesus bate às portas! O cenário mundial vai se delineando e, como um funil, o resultado é o que temos visto: a figura do anticristo está prestes a se manifestar, trazendo pavor e devastação para a humanidade. Por um instante, por um sopro (ainda mais se comparado diante da eternidade), o inimigo pensará que tem alguma chance, mas é Jesus Cristo quem vencerá. Aleluia! Seja louvado o nome do Senhor, o nosso Deus, Criador dos céus e da terra, Criador do Universo, Aquele que tem toda a Terra como estrado de Seus pés. Pois a criação não pode ser maior do que o Seu Criador. Hosana! Hosana! Bendito é Aquele que vem em nome do Senhor! Bendito é o Filho de Davi! Bendito! Bendito! Santo é o Cordeiro de Deus! Digno de adoração, Cordeiro e Leão!

Assim, amados, Jesus nos convoca para estarmos atentos, vigilantes, alertas, em nossos postos de vigia, percebendo a movimentação do inimigo, mas, sobretudo, contemplando o triunfo do Senhor sobre todo o poder das trevas.

Levante-se em oração a favor dos nossos irmãos que estão sendo perseguidos:

"Orem continuamente." (1 Tessalonicenses 5:17)

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação." 
(2 Coríntios 1:3-5)

"Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele." (Atos 12:5)

"O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração." (1 Pedro 4:7)

"Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. o carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram." (Atos 16:23-26)

E certos de que a vontade do Senhor vai se cumprir:


“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E a cada um foi dada uma comprida veste branca e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram.” (Apocalipse 6:9-11)

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Timóteo 3:12)

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10)

"Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte." (2 Coríntios 12:10)

Quanto aos nossos irmãos que têm ganhado suas vidas ao perdê-las ... que lindo galardão tem Deus para eles. Bem-aventurados são!

“Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem.” (Lucas 6:22)

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:10-12)

"Então Jesus disse aos seus discípulos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará." 
(Mateus 16:24-25)

“Pelo que sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” (2 Timóteo 2:9-12)

"Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome." (1 Pedro 4:14-16)

O Estado Islâmico talvez não saiba, mas o que acontece é que com tanto ódio e perseguição o nosso amor se aperfeiçoa em Cristo e a nossa fé é fortalecida. Glória a Deus!

"Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: 'Senhor Jesus, recebe o meu espírito'. Então caiu de joelhos e bradou: 'Senhor, não os considere culpados deste pecado'. E, tendo dito isso, adormeceu. E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por causa dele grande lamentação. Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem." (Atos 7:58 – 8:1-4)

Talvez as marcas da violência fiquem impressos em nossos corpos, mas nada como as marcas em Jesus ao verter o Seu sangue a favor dos homens para expressar o que Ele é e espera de nós: amor!

Eu convoco a todos para demonstrar misericórdia, compaixão e amor por aqueles que nos perseguem, para que passem a ser chamados "Paulo" e não mais "Saulo". Que de perseguidores eles passem a ser perseguidos. Que a mesma satisfação eles encontrem em Jesus Cristo, pois quando eu O encontrei não foi mais necessário continuar procurando pela Verdade.

Jesus nos ensina a amar!
















segunda-feira, 2 de março de 2015

O renovo da águia!




Eu estou muito feliz por estar de volta. Sim … por estar de volta! Eu considero como se, por meses, estivesse anestesiado, sem vida, sem inspiração, sem criatividade, seco, seco espiritualmente, cinza, branco e cinza, preto e branco, sei lá … sem nada para oferecer, sem nada para receber, sem direção, sem saber o que fazer, sem buscar o meu Senhor como deveria …

Ontem mesmo compartilhei com alguns amigos que me sentia realmente seco, mas que gostaria muito de voltar a sentir a presença do Senhor, daquelas que mexem até com nossas emoções. Ah, que saudade de pegar o trecho de uma música, fazer dela o título de um texto e me deleitar escrevendo algo a respeito! Até as palavras me faltaram nesse tempo … seriam os 400 anos de silêncio na Bíblia? Bem, pelo menos parece ...

Nessa mesma conversa que citei acima, lembro-me de ter falado que, agora, é como se Deus estivesse mudando minhas asas. Parece que as velhas precisavam cair ou serem renovadas. Meu único questionamento era por quê esse processo precisou (ou precisa) ser tão confuso.

Mas no fundo eu passei a não me cobrar muito. Eu acho que todo mundo passa por isso. Acho que todo mundo surfa nessas ondas da vida. O que pode fazer diferença numa hora dessas? Talvez seja o fato de conseguirmos ou não nos deliciar nessa brincadeira da vida, nesses altos e baixos, nessa verdadeira montanha-russa onde muitas vezes nos encontramos. Não me cobro mesmo não … com o rei Davi não foi assim? Ele ainda foi chamado de um homem segundo o coração de Deus. Assim eu quero ser visto pelo Pai … pelos outros não me interessa tanto. O anseio do meu coração é que esse mesmo coração esteja alinhado ao coração do meu Pai. Eu quero ouvir as batidas do Seu coração e sei que a cada batida do meu é Jesus dizendo: “Filho, eu te amo! Filho, eu te amo! Filho, eu te amo!”

Parece que eu voltei a viver e prova disso é quando as palavras voltam a transbordar dentro de mim, desesperadas para serem registradas no coração de quem as lê, para identificação e edificação de quem esteja passando pelo mesmo processo.

Não tem problema se for necessário dúvida, deserto, perseguição e dor na transição de fases em minha vida, desde que seja a vontade de Deus se cumprindo nela, visando renovo, amadurecimento, crescimento, discernimento, um caráter sendo forjado no Senhor.


mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam." (Isaías 40:31)