FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Vasilhas vazias



"Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede emprestada vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; poe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou" (2 Reis 4:1-6)

A questão aqui não foi a pouca quantidade de azeite (até porque a fonte do Senhor é inesgotável), mas o problema foi a falta de vazio. Certamente, se houvesse mais vasilhas vazias, haveria mais azeite sendo derramado.

Muitas vezes somos nós mesmos quem esgotamos e limitamos a presença de Deus em nossas vidas, somos nós mesmos quem interrompemos o derramar do azeite ... estamos muito cheios de nós mesmos. Para que possamos ser cheios da presença de Deus precisamos nos esvaziar de nós mesmos, do orgulho que nos assola, da justiça própria que nos corrói, da inveja que despedaça os ossos, da soberba que nos humilha.

O Senhor é uma fonte eterna de bênçãos. O Senhor é uma fonte eterna a jorrar não só o azeite, não só o Seu óleo, mas também o vinho novo, a paz, a alegria, o amor, a esperança, o bálsamo, o Seu perfeito perfume. Aleluia!

Que a nossa oração possa ser: "Senhor, que a cada dia da minha vida eu seja como uma vasilha vazia, vazia das minhas próprias pretensões, mas cheia do Seu azeite, cheio da Sua soberana vontade se cumprindo em minha vida, em nome de Jesus. Eu quero mais da Sua presença, eu quero mais do Seu Espírito, eu quero mais do Seu poder, eu quero mais do Seu caráter em mim."

Quanto maior o vazio, mais azeite caberá!

Busquemos, pois assim vamos encontrar mais do Senhor Jesus em nossas vidas!

Este é o convite de hoje: seja uma vasilha vazia!

Deus abençoe!

terça-feira, 21 de julho de 2015

Encontros e desencontros. O giro da vida.




São 23:18h desta segunda-feira, dia 20 de julho. Hoje é Dia do Amigo. Eu estava até deitado pronto para dormir, mas, como acontece de tempos em tempos, já sabia que não conseguiria dormir sem antes escrever, sem antes registrar do coração para o lápis e do lápis para o papel o que estou sentindo.

O fato é que, ao chegar em casa, após o jantar, recebi a notícia de que um jovem conhecido da família faleceu em São Paulo. Dois anos mais velho do que eu, da idade de um dos meus irmãos, ele faleceu após ter comido muito e ter ido para a piscina logo em seguida. Por muitos anos ficamos sem contato e quando o meu irmão mandou a foto dele, imediatamente lembramos quem era e isso muito nos abateu. Esse rapaz, o Robson, já havia perdido a mãe na adolescência, tanto que uma vez ele foi na minha casa e a minha mãe perguntou por quê ele estava tão vermelho. Ele disse que era por tanto chorar pela morte da mãe. O Robson se foi. Ficou seu pai. Ficaram seus dois irmãos. Ficaram seus amigos. Certamente ele deixou sua marca por onde passou. Fica o seu prato favorito, o seu time de futebol, sua música preferida, suas fotos de infância, a roupa que mais gostava de usar, preciosos registros no coração e na mente daqueles que o amavam. Mas acabou. Ou será que começou? O que fica? O que foi? O que ficará para sempre? O que é a vida? Que coisa maluca! São impressões e sentimentos que se misturam.

"Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter (...)" (Eclesiastes 3:1-5)

E parem para pensar ... a vida, esse presente de Deus tão fascinante, tem sido pesquisada em outros planetas. Os noticiários informam que chegamos em Plutão. Um novo planeta também foi descoberto. Ele está tão distante de nós que, mesmo na velocidade da luz, demoraríamos 57 anos para chegar lá. Diante dessa imensidão que veio a existir por um Deus Único, Eterno e Criador do universo, sinto-me às vezes um pouco egoísta por me ater à coisas tão pontuais e pequenas diante da eternidade. Mas, ao mesmo tempo, paro e percebo um mundo dentro de mim, um mundo dentro de cada um de nós. Então tudo deixa de ser egoísmo e passa a ser a certeza de que somos importantes para Deus, filhos amados, sonhados e criados por Ele. Do universo para a Terra, da Terra para o Brasil, do Brasil para a minha casa, da minha casa para o meu coração, que pulsa vida assim como o Sol, mas é um pontinho, um grão de areia diante dessa imensidão.

E nesta mesma noite de notícia de perda, de morte, simplesmente recebo uma mensagem de áudio do meu melhor amigo de infância, com quem restabeleci contato após mais de vinte anos. Há alguns dias eu o achei nas redes sociais de familiares, mas essa foi a primeira vez que ouvi a voz dele após duas décadas. Ouvi a voz do meu melhor amigo, inseparável, leal, dono de uma caixa de papelão com os brinquedos mais legais, cuja mãe fazia o meu bolo preferido no aniversário dele, três dias antes do meu e cantávamos "parabéns pra você" batucando na mesa, na caixinha de fósforo ou no que estivesse por perto. Ouvi a voz do meu amigo que comigo pegava doces que caíam no chão e dizíamos "o que não mata, engorda." Ouvi a mesma voz mansa do meu amigo me chamando de "irmão" e me cumprimentando com a paz de Cristo, dizendo que vai se casar e torcendo para que eu também me case. Não há Plutão ou Júpiter e nem a descoberta de planetas que mexa mais com o meu mundo do que a alegria de saber que Deus guardou as nossas vidas e fez do meu amigo o meu irmão eterno. Encontros e desencontros. Idas e vindas. Saudações e despedidas.

A gente passa a perceber que somos como um sopro, como barro, como pó, mas sempre com uma missão a cumprir, coadjuvantes e protagonistas da nossa própria história nessa corrida da vida entre escolhas e decisões, acertos e erros, em que a linha de chegada é alcançada por uns antes de outros. 

A gente passa a perceber que cada segundo de nossa vida deve ser vivido de uma maneira memorável, até porque não sabemos se sairemos vivos de uma piscina. Guardar ressentimentos já não faz sentido algum. Olhar a vida pelo lado negativo e do mau-humor já não é interessante. Há sempre um propósito. Há sempre um sentido. Há sempre um "oi" e um "até logo". Sempre haverá um "adeus". Que haja sempre um "muito obrigado! Valeu a pena!". Nesse piscar de olhos, vale e cabe sempre um "eu te amo", até porque não sabemos se será o primeiro ou o último antes de fazermos parte da realidade da vida eterna. Cada batida de nosso coração é o sinal de que o fôlego de vida nos alcança com graça e há sempre um sorriso estampado no rosto, um abraço a ser dado, palavras ditas com os olhos, corações colocados na ponta do lápis...

00:43h... O Sol brilha no Japão. Aqui é hora de dormir... É sempre assim ... 

terça-feira, 14 de julho de 2015

A vida e a verdadeira felicidade!



Acredito que você deve ter batido o olho no título e, numa velocidade incrível, a sua mente já o julgava como um título carnal, mundano, que precisa se esvaziar de si mesmo, até porque não devemos gostar das coisas boas da vida, colocando algo ou alguém na frente do Senhor. É verdade que não devemos colocar nada a frente de Jesus, mas o que não é verdade é que, em muitos aspectos, as coisas boas da vida estão justamente nos momentos mais simples dela, e ficam ainda melhores quando são acompanhadas e carregadas pela presença de Deus. E quer saber o melhor? O dinheiro pode ficar de fora e, mesmo assim, podemos ser muito felizes! Viver as coisas simples da vida custa zero.

Muitas vezes nós espiritualizamos demais as coisas, ao ponto de acharmos que ser feliz e viver o lado bom da vida é pecado. Fazemos de nossas lembranças e de nossas memórias do passado algo demoníaco e esquecemos que o que fica para trás é o velho homem com seus hábitos pecaminosos e não o registro em nossa mente e coração de momentos que nos fizeram muito felizes. Não podemos viver presos ao passado, mas também não podemos desconsiderar o que nos trouxe até aqui.

Todos nós temos um propósito na vida. Há um sentido para a nossa existência e isso nós encontramos em Jesus. Nossa missão começa dentro de nós, em nossos corações. Uma vez conquistados e convencidos pelo amor incondicional e imerecido de Deus, somos chamados a cumprir uma missão dentro de nossas casas, e então fora dela, até onde formos chamados.

Em todo o tempo somos missionários. Em todo o tempo somos chamados a amar. Um sorriso estampado no rosto e um abraço amigo são coisas boas da vida que não custam nada ao nosso bolso e que dão todo o sentido à nossa existência.




Por exemplo, há quanto tempo você não diz "eu te amo" para seu filho, ou para seus pais, ou para um amigo muito próximo?

E qual foi a última vez que você deitou no gramado, ou mesmo da janela de sua casa você parou para ver o movimento das nuvens no céu?

Qual foi a última vez que você teve a alegria em presentear alguém?

E quanto a dar um telefonema inesperado que você sabe que muito alegraria alguém?

Já dançou na chuva?

Por que não desligar a sua televisão e o vídeo-game do seu filho para conversarem e brincarem juntos? É um simples "como foi o seu dia?" ... ou "que tal uma guerra de travesseiro?"

E aquela boa ação do dia que poderia ser feita todos os dias? Experimente doar roupas que não usa mais! Experimente ajudar um idoso a atravessar a rua! Experimente pagar uma refeição a um morador de rua! Experimente gentilezas e certamente colherá gentilezas!

"Muito obrigado", "com licença", "por favor", "bom dia, boa tarde e boa noite" ainda podem e devem ser usados!

Você consegue desligar o seu celular e sair das redes sociais para investir em um tempo de leitura bíblica e oração com a sua família?

E o que acha de investir em um curso de língua estrangeira? Vá em frente! Aprenda um novo idioma! Viaje! Amplie seus conhecimentos, mas saiba que tudo vem de Deus e não da força do nosso braço.

Alguma vez na vida você dedicou suas férias para um trabalho voluntário de ajuda humanitária?

Já parou para pensar em fazer uma lista de coisas boas que Deus já lhe deu na vida e que aconteceram de bom e ser grato por isso?

Você já conseguiu deixar o seu cachorro em casa e, ao invés dele, decidiu levar o seu filho para passear?

Engana-se quem pensa que as coisas boas da vida têm a ver com sexo, drogas e rock'n'roll. Não! As coisas boas da vida estão na simplicidade de cada gesto diário. Um ato de gentileza pode dizer muito mais que 2 horas de "blá blá blá".




Não importa a sua idade! Seja feliz! Plante o bem! Promova a paz! Seja um pacificador, uma pacificadora! Beije! Abrace! Ame! Estenda a mão! Não julgue! Compadeça-se! Dê gargalhadas! Brinque! Tenha a pureza de uma criança! Tenha a sabedoria de nossos velhinhos! Seja intenso e sincero! Seja verdadeiro! Não queira ser um super-herói e nem perfeito (Você jamais será!)! Arrisque! Erre! Aprenda! Ria de você mesmo! Continue! Caia! Levante-se! Viaje! Olhe no olho! Brilhe a luz de Cristo! Perdoe! Seja perdoado! Pratique esportes! Olhe para o alto! Olhe para frente! Cuide de você para que possa cuidar dos outros! Dance! Cante! Pule! Fale sobre Jesus Cristo para quem você conhece! Seja humano! Trate os outros da mesma forma com que gostaria de ser tratado! Tenha sucesso, mas sem passar por cima de ninguém! Estude! Trabalhe! Descanse! Desligue o celular! Desligue a televisão! Desligue o computador! Saia do facebook! Vá passear de mãos dadas! Aumente o som! Leia um bom livro! Divirta-se! Diga "eu te amo"! Honre seus pais! Ame seus filhos! Cuide de seus filhos mais do que cuida de seu animal de estimação! Respeite! Seja educado! Seja gentil! Surpreenda! Surpreenda-se! Chore! Chore de alegria! Ande descalço! Contemple a natureza e tenha a certeza que foi o Deus Criador o Autor de tudo isso! Agradeça a Deus por tudo ao despertar a cada manhã! Mergulhe fundo no conhecimento de Jesus Cristo! Memorize versículos! Reconcilie-se! Sinta o vento bater em seu rosto! Observe os pássaros! Sinta o cheiro do mar! Ouça o som das ondas! Viva de acordo com a sua verdade e não se molde ao que os outros esperam de você! Reconheça suas fraquezas e só assim será forte! Cultive o entusiasmo! Trabalhe naquilo que gosta! Visite a casa onde você nasceu! Fale com você mesmo diante do espelho! Elogie! Incentive! Você não é o dono da verdade ... pare de empinar o nariz! Seja simples! Humildade é a palavra! Se você tem carisma, aquele algo a mais que nem todos têm ... já é um grande passo! Inspire e seja inspirado! Use sua criatividade! Valorize sua família! Ouça os conselhos de seus pais! Ser é mais importante do que ter! Ser é mais importante do que fazer! Aprenda a dizer "não"! Aprenda a dizer "sim"! Sorria! A alegria do Senhor é a sua força! Coragem! Ânimo! Amor! Fé! Alegria! Bondade! Paz!




É isso! Faça de cada instante em sua vida um momento memorável! Viva cada instante da forma mais intensa e verdadeira que puder! 

Este não é um texto de auto-ajuda, mas serve simplesmente para você cair na real e perceber que é humano e que a vida é um presente maravilhoso dado por Deus e Ele não quer que a vivamos como maltrapilhos depressivos. Somos filhos de Deus, portanto, vivamos uma vida imersa em Seu amor e transbordante alegria.

E não se esqueça que essa casca de perfeccionismo não leva a lugar algum, não impressiona e nem engana a ninguém. Pare de se cobrar. Permita-se errar. A soberba precede a ruína (Provérbios 16:18). Uma hora a máscara cai. Seja você mesmo e deixe que Jesus Cristo o molde de acordo com a vontade d'Ele, que é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2).





A vida e a verdadeira felicidade estão em Jesus Cristo e você é convidado a viver de graça a essência da vida eterna disponível a jorrar dentro de você. (baseado em Apocalipse 22:17)

Não deixe para amanhã! Faça já o que realmente importa na sua vida.



sexta-feira, 10 de julho de 2015

Palavras de vida eterna sobre a Igreja Perseguida!



"Mas eu digo: amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem." (Mateus 5:44)


"Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem." (Romanos 12:14)


"De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (2 Timóteo 3:12)


"Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte." (2 Coríntios 12:10)


"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo ou espada?" (Romanos 8:35)


"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus." (Mateus 5:10)


"Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados, (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos antros da terra." (Hebreus 1:37-38)


"Você me ama? Cuide das minhas ovelhas." (João 21:17)


"Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. o que vencer não receberá dano da segunda morte." (Apocalipse 2:10-11)


"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora de provação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Apocalipse 3:10)

Graça e paz do Senhor Jesus Cristo, amados!

Compartilho com vocês acerca da situação de nossos irmãos em Jesus Cristo nas 10 nações que mais nos perseguem.

Sobre cada nação, preparei e lancei uma palavra de vida, uma palavra de bênção, uma palavra libertadora, uma palavra de ânimo, uma palavra ungida do Senhor, uma palavra de fôlego, uma palavra de consolo sobre os membros do Corpo de Cristo em toda a Terra.

Através da oração, você também pode alcançar e abençoar os nossos irmãos espalhados entre as nações. Ore! Ame! Derrame seu coração em favor da Igreja Perseguida.

Deus os abençoe!

terça-feira, 7 de julho de 2015

Conheça o Ministério Povos e Línguas!


Olá!

Hoje eu quero compartilhar com vocês acerca de um Ministério abençoado, que é o "POVOS E LÍNGUAS".

A proposta deles é muito interessante. Veja como nossos amados irmãos descrevem este trabalho:

"Somos um grupo interdenominacional de pessoas, agências missionárias e igrejas evangélicas que promovem cultura missionária no universo da igreja brasileira. Temos o objetivo de encurtar as distâncias entre candidatos à missão e o campo missionário. Trabalhamos em diferentes pontos para poder alcançar este objetivo: (1) um programa de TV semanal para trazer a realidade do mundo missionário, desde mostrar o que brasileiros missionários fazem em volta do mundo, como a realidade de agências missionárias, expondo suas políticas e alvos oferecidos aos candidatos e estrutura para o desenvolvimento do chamado, como também uma rica palavra apostólica de encorajamento a toda igreja do Senhor Jesus Cristo. Também (2) uma série de vídeos instrutivos, como pequenos cursos desenvolvidos por experientes líderes missionários e teólogos para que a igreja interessada possa oferecer seminários e oficinas para suas comunidades; (3) nossa biblioteca online como um verdadeiro compêndio de literaturas, artigos e estudos sobre o universo apostólico, evangelístico e diaconal. E por fim (4) nossas oficinas, seminários e congressos em parcerias com referentes agências missionárias, pastores, missionários e professores de teologia, em várias cidades do país; com o objetivo de minimizar dúvidas acerca do chamado missionário e também aperfeiçoar o treinamento de vocacionados." (Fonte: Site - www.povoselinguas.com.br/quemsomos)

Sugiro que vocês acessem o site do Povos e Línguas e possa se aprofundar no universo missionário: O sitewww.povoselinguas.com.br

Seja também um assinante da Revista, receba em sua casa um material inspirador e de qualidade e, de quebra, levante recursos para que este ministério permaneça sendo a grande bênção que é.

Eles também têm em Programa de TV. Vale muito a pena assistir! O Programa vai ao ar toda quinta-feira, ás 20:00h, pela Rede Super de Televisão.

Que o Senhor o(a) abençoe, confirmando o IDE em seu coração, e mais que isso, que todos nós possamos dizer "SIM"!

Deus os abençoe e até a próxima!



quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mapa da Igreja Perseguida 2015



"Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." (Filipenses 2:9-11)

Olá, meus queridos leitores.

Saiu a Classificação da Perseguição Religiosa aos cristãos. Perceba como os nossos irmãos em Cristo são perseguidos, sobretudo, no norte da África, Oriente Médio e Sudeste Asiático. Na verdade, é exatamente a janela 10-40.

Oremos para que essas pessoas tenham um encontro com Jesus Cristo e se rendam ao Seu amor incondicional e imerecido. E de fato Jesus já tem se apresentado a muitos muçulmanos, budistas, hindus, entre outros, através de sonhos e visões, dizendo: "Eu Sou Jesus, a quem perseguem." Aleluia! Centenas e centenas têm abandonado o engano e tem entregado suas vidas à Verdade Absoluta chamada Jesus Cristo.

Que o nosso Pai Celestial abençoe cada cristão que é perseguido e que tem dificuldade de expressar a sua fé no Salvador Jesus Cristo simplesmente por amá-lO. 

Ora, vem, Senhor Jesus!

Não se cale, Igreja! Levantemo-nos em oração e deixemos o Espírito Santo nos conduzir a lugares distantes, a lugares altos, a lugares inimagináveis, mas alcançáveis através da oração.

Jesus Cristo é O Senhor!


terça-feira, 30 de junho de 2015

Adão e Eva foram pessoas reais ou apenas um mito?




Muitos eruditos modernos consideram os primeiros capítulos de Gênesis como um mito, e não os tomam como históricos. Mas a Bíblia parece apresentar Adão e Eva como pessoas reais, que tiveram filhos, dos quais todo o restante da humanidade proveio (confira Gênesis 5:1).
Há uma boa evidência para acreditarmos que Adão e Eva tenham sido pessoas reais:
Primeiro, Gênesis 1-2 apresenta-os como pessoas reais, e até mesmo narra os importantes acontecimentos de suas vidas (o que é histórico). Segundo, eles tiveram filhos que foram pessoas reais, que também tiveram filhos reais (Gênesis 4:1, 25; 5:1).
Terceiro, a mesma frase (“são estas as gerações de”) usada para registrar dados históricos posteriores em Gênesis (6:9; 9:12; 10:1, 32; 11:10, 27; 17:7, 9) é empregada com respeito a Adão e Eva (Gênesis 5:1). Quarto, cronologias posteriores do Antigo Testamento colocam Adão no topo da lista (1 Crônicas 1:1).
Quinto, o Novo Testamento põe Adão no início da lista dos antecedentes de Jesus (Lucas 3:38). Sexto, Jesus referiu-se a Adão e Eva como os primeiros “macho e fêmea”, fazendo da união física deles a base do casamento (Mateus 19:4). Sétimo, Romanos declara que a morte literalmente reinou no mundo trazida por um “Adão” literal (Romanos 5:14). Oitavo, a comparação entre Adão (o “primeiro Adão”) e Cristo (o “último Adão”) em 1 Coríntios 15:45 manifesta que Adão é tomado literalmente como uma pessoa histórica. Nono, a declaração de Paulo de que “primeiro foi formado Adão, depois Eva” (1 Timóteo 2:13) revela que ele fala de uma pessoa real.
Décimo, é lógico de que teve que haver um primeiro casal real de seres humanos, macho e fêmea, pois, ao contrário, a raça humana não teria como começar a existir. A Bíblia chama a esse casal, que de fato existiu, de “Adão e Eva”, e não há por que duvidar de sua real existência.


Fonte: Enciclopédia - Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Deus é o autor do mal?

DEUS É BOM E SEMPRE QUER O NOSSO BEM!



De acordo com Isaías 45:7. Deus forma a luz e cria as trevas, faz a paz e cria o mal (confira também Jeremias 18:11, Lamentações 3:38 e Amós 3:6). Mas muitos outros textos das Escrituras nos informam que Deus não é mau, como é o caso de 1 João 1:5, que ele não pode nem mesmo ver o mal (Habacuque 1:13), nem pode ser tentado pelo mal (Tiago 1:13).
Bem, a Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito (Deuteronômio 32:4 e Mateus 5:48), e que lhe é impossível pecar (Hebreus 6:18). Ao mesmo tempo, Sua absoluta justiça exige que Ele puna o pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mateus 25:41; Apocalipse 20:11-15).
Na sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de “mal”, porque parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (Hebreus 12:11). Entretanto, a palavra hebraica correspondente a “mal” () empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, o contexto mostra que ela deveria ser traduzida como “calamidade” ou “desgraça”, como algumas versões o fazem. Assim, se diz que Deus é o autor do mal neste sentido, mas não no sentido moral – pelo menos não de forma direta.
Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral. Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escolha é a origem do mal de ordem moral no universo. Assim em última instância Deus é responsável por fazer criaturas morais, que são responsáveis pelo mal de ordem moral. Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas estas em sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real.
Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste sentido indireto, Ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (veja Gênesis 50:20; Apocalipse 21-22).

Fonte: Enciclopédia - Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Bombeiros salvam o aniversário de um menino quando todos se esqueceram dele!



Olá, pessoal!
Eu gostaria de compartilhar com vocês um vídeo em português mesmo, de uma matéria do Fantástico, Rede Globo, transmitida em março. Eu me recordo que em todos esses anos de programa, essa foi uma das reportagens que mais mexeu comigo...
O vídeo que eu consegui está em inglês, mas caso não domine esse idioma, você pode saber o que aconteceu e se emocionar com essa atitude coletiva de generosidade que certamente nos inspirou para vivermos mais felizes, pois, realmente, fazer o bem ao próximo nos completa.
Então vamos lá:
"O Fantástico conta uma história emocionante: a mobilização de uma cidade inteira para salvar a festa de aniversário de um menininho nos Estados Unidos.
A foto do menino correu o mundo através das redes sociais. O rostinho do menino Glenn não esconde a tristeza. Era dia do aniversário de 6 anos dele, no início de fevereiro. Bolo, balões. Mas nenhum dos 16 convidados, seus colegas de classe apareceram para a festinha.
“Todos tinham que estar aqui às 12h. Quando deu 12h30 e não tinha ninguém, eu percebi que ninguém viria.  Eu fiquei triste porque teria que dar a notícia a ele.  Quando contei o que tinha acontecido ele quis chorar, mas escondeu o rostinho para eu não ver as lágrimas”, conta a mãe de Glenn, Ashlee Buratti.
Sem saber o que fazer, o que responder para o filho, Ashlee foi até o computador e desabafou: “estou com o coração partido pelo meu filho. Convidei a turma inteira para a festa, mas nenhum amigo veio. E ele não para de me perguntar: "quando meus amigos vão chegar?" estou me sentindo tão triste por ele”, dizia o post. 
Ela postou a mensagem em um grupo que tem 11 mil seguidores - todos da cidade de St. Cloud, de 40 mil habitantes, na Florida. A primeira pessoa que respondeu foi Em Lambert, mãe de 3 filhos.
“Quando vi a foto do Glenn sozinho me senti triste.  Perguntei aos meus filhos se eles queriam ir. Eles não sabiam de quem era a festa, mas toparam.  Mandei uma mensagem para a mãe perguntando se poderíamos aparecer”, conta Em Lambert.
Quase ao mesmo tempo, no bairro ao lado, a mesma coisa acontecia com Stacey.
“Como pai eu entendi o que eles sentiam. E mostrei a mensagem para a minha mulher e respondi para a mãe do Glenn dizendo: ‘eu tenho 5 filhos, acho que podemos fazer uma festa’. Posso ir?”, relembra o marido de Martha Miller.
“Eu estava atrás dele no computador e ele me disse: ‘quer ir em uma festa de aniversário?’ E eu: ‘aniversário de quem?’ e ele: ‘eu não sei’.  E por que a gente iria? Por que ninguém foi na festa dele!”, conta Martha Miller, agente de segurança.
Uma hora e meia depois do desabafo da mãe na rede social, 25 pessoas, todas do mesmo grupo da internet - pessoas que nunca tinham se visto antes - chegaram na casa do Glenn trazendo seus filhos, ao todo, 15 crianças. E a festa, que a princípio era para ter só 16 convidados, acabou com mais de o dobro disso. No total, 40 pessoas cantaram parabéns a você para o Glenn.
“Quando chegamos, a casa estava pronta para uma festa de aniversário. Tudo bonito, tinham bolo, mesa arrumada e ninguém lá”, diz Em Lambert.
“Eu nunca pensei que as pessoas viriam para cá e fariam uma festa para ele”, comenta a mãe de Glenn.
Fantástico: Como você explicou para o seu filho o que estava acontecendo?
Mãe de Glenn: Eu contei para o Glenn que pessoas desconhecidas viriam para a festa e que elas seriam seus novos amigos. Ele ficou muito animado quando viu todo mundo.

Glenn tem dois irmãos. É um menino bonito, ativo, está sempre brincando.
Mas tem alguns problemas de saúde: ele sofre de epilepsia e de autismo em um grau muito leve. Toma 3 remédios por dia, um deles para conseguir dormir.


O Fantástico pergunta para a mãe se ela acha que o filho sofreu bullying por parte dos amiguinhos da escola.
“Eu não acho que ele sofreu bullying porque poucas pessoas sabem que ele tem autismo”, responde a mãe de Glenn.
As fotos da festa foram divulgadas na internet no dia seguinte e a repercussão da história foi tão grande, que novas supressas começaram a acontecer. A primeira delas é que ele continua recebendo presentes pelo correio. Tem brinquedo para brincar até o aniversário do ano que vem.
Irmãos e primo se juntam na brincadeira. Até parece um natal fora de época.
A segunda surpresa aconteceu quando ele chegou da escola no dia seguinte. “A polícia me ligou e disse que queria fazer uma surpresa pro Glenn. Falaram que iam comprar carrinhos de brinquedo iguais aos da polícia para ele. Eles apareceram com viaturas da polícia, dos bombeiros, com cães policias. E o Glenn pôde brincar com eles”, relembra a mãe do menino.


E não parou por aí.
“A polícia nos avisou 25 minutos antes que faria um sobrevoo pela casa. E eu preparei o Glenn para assistir e eles passaram aqui em cima”, conta a mãe de Glenn.
Um bombeiro, pai de uma garota da idade de Glenn, participou da operação.
Ele conta que a ideia de fazer uma festa surpresa partiu do chefe de polícia e mobilizou 5 bombeiros e 8 policiais. Ele diz que isso não é comum de acontecer, mas naquele momento sentiram que precisavam dar apoio ao Glenn e a família dele.


“O aniversário é algo muito importante para uma criança, significa o mundo para ela. Nós queríamos fazer algo pro Glenn não esquecer jamais”, afirma o bombeiro Brian Carroll.
Missão cumprida. Pelo pouco tempo que a equipe do Fantástico passou com Glenn, deu para sentir o quanto ele está feliz."
Emocionante, não é verdade?
E aí, o que estamos esperando para tornar a vida de alguém muito mais especial? Elas esperam apenas por um breve momento, uma simples oportunidade.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

O banco da vida!




Imagine se você tivesse  depositado na sua conta de banco todos os dias 86.400 reais, e que você deveria gastar esse valor, porque no final do dia sua conta seria zerada, e no dia seguinte mais 86.400 reais seriam depositados.
Todos nós somos clientes desse banco, e esse banco chama-se: TEMPO!

Deus nos dá 86.400 segundos para serem vividos da melhor maneira possível:
amando, aprendendo, ensinando, caindo, levantando, VIVENDO…
Para saber o valor de um ano, pergunte à um garoto que repetiu de ano.
Para saber o valor de um mês, pergunte à uma mulher que teve um filho prematuro.
Para saber o valor de uma semana, pergunte à um editor de um jornal semanal.
Para saber o valor de um dia, pergunte às pessoas com tarefas árduas para serem feitas nesse dia.
Para saber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que não vêem a hora de se encontrar.
Para saber o valor de um minuto, pergunte à quem perdeu um avião.
Para saber o valor de um segundo, pergunte à quem conseguiu evitar um acidente de trânsito.
Para saber o valor de um milésimo de segundo, pergunte à um atleta que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas.

Por isso não desperdice o seu tempo, ele é o seu bem mais precioso. E é com ele que você vai
compartilhar com as pessoas que você mais ama: seus filhos, sua esposa, seu marido, seu irmão, sua irmã, seus sobrinhos, seu namorado, sua namorada, seus avós… 

E a gente só se dá conta quando a gente perde: “Poxa, eu tinha tantos beijos para dar, eu tinha tantos abraços…”, a gente tem que viver o agora!

O ontem é uma história, o amanhã é um mistério e o hoje é uma DÁDIVA!

Por isso se chama: “PRESENTE”


(autor desconhecido)

terça-feira, 26 de maio de 2015

Aprendendo sobre a família com o pai do filho pródigo




Lucas 15:11-32

A família é o ponto de partida de todos os relacionamentos. Na família está a força e o potencial da igreja.

Podemos perceber dois momentos perigosos para nós:

1) Gênesis 39 - o sucesso de José
2) Jó - comparação com o pai do filho pródigo - perda

Não perdemos algo, mas alguém. Não podemos nos perder com as perdas que acontecem. Esses momentos foram e são perigosos justamente porque podemos questionar o Senhor.

É interessante observarmos o comportamento chinês, o qual enxerga a crise como um grande perigo, mas também como uma grande oportunidade para crescer.

O pai do filho pródigo não se deixou perder com a perda do filho. Ele não desistiu dos seus projetos, mas fez uma leitura positiva da sua situação.

Então ... o que aprendemos com a família do filho pródigo?

1) Nem tudo na família sai como nós planejamos

O filho tinha muito mais motivo para ficar do que para se rebelar. Por melhor que os pais façam, isso não anula a possibilidade de escolha dos filhos.

Faça sempre o melhor para não viver com a dor da culpa.

Faça sempre o melhor para a sua família, pois ao lado do caixão, a dor do remorso não vai lhe deprimir.

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus poderia ter pulado o pé de Judas, mas o lavou, lavou o pé daquele que o trairia. Judas pode ter desistido de Jesus, mas Jesus não desistiu dele. Faça o seu melhor!

Não se envergonhe de amar a sua família!

2) em tempo de crise, não deixe fechar na sua casa a porta da reconciliação

O milagre de Deus passa pela porta da reconciliação.

Nós chegamos até onde os nossos sonhos chegam. Assim diz o Senhor: "Continue sonhando!" Só os que sonham compram roupa para a celebração da vitória. Só os que sonham preparam os convites antecipadamente. Só os que sonham celebrarão a vitória com danças.

Construa um ambiente marcado pela graça. Do início ao fim da parábola, todas as manifestações do pai foram manifestações da graça. Graça é tratar o outro melhor do que ele merece.

Ao ver o filho, seu pai não questiona seu mau cheiro, não o manda para o quarto dos fundos, não pergunta pelo dinheiro, mas corre em direção ao filho e o beija e o abraça.

Relacionamentos vêm antes de regras.

É preocupante quando vemos pessoas passeando com o seu cachorro enquanto seus filhos ficam em casa ... como animais desprotegidos. Quando falta graça, alteramos a ordem das prioridades. Nada substitui a presença da mãe, do pai, dos irmãos, dos filhos. Presentes não substituem a alegria da presença.

Onde reina a graça, uns dizem para os outros: "Eu me importo!"

Quem não foi ensinado a construir pontes, poderá parar num asilo sem a visita nem do cachorro de estimação. 

Nossa vida familiar não pode ser quebrada.

A graça desativa o mecanismo de violência dentro e fora de nós.

O que aprendemos com o filho pródigo:

  • cuidado com suas decisões em tempos de crise, pois se decidir errado, terminará com os porcos
  • saiba sair (na hora certa, para o lugar certo)

Casamento é permanente. Filhos são temporários.

Gênesis 24:60

Não saia do Ministério onde você está como o filho pródigo saiu. Não saia da sua casa como o filho pródigo saiu.

  • não deixe para dar valor a sua família quando estiver entre os porcos ou no inferno
  • ainda que tudo dê errado, nunca é tarde para dizer: "Levantar-me-ei!"
Amém!

Deus abençoe!

Ame hoje! Ame amanhã! Ame sempre! Valorize a sua família! Deus não a deu sem um propósito especial.


*Texto adaptado de um estudo do pastor Josué Gonçalves

segunda-feira, 25 de maio de 2015

No chão nunca mais!





João 1:12 "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus."

Precisamos aprender a ser filhos e usufruir daquilo que é nosso por direito e por herança.

Mateus 3:16-17

Jesus recebeu uma identidade, mas Ele já sabia quem era.

Eu preciso, você precisa, o tempo todo, afirmar e reafirmar quem nós somos para Deus e em Deus.

Mateus 4

Satanás quis tocar na identidade de Jesus. Imagina o que ele vai tentar fazer conosco. O inimigo vai tentar nos colocar à prova em todo o tempo, trazendo dúvida sobre quem nós somos. O nosso inimigo espiritual levantará pessoas do nosso lado para dizer: "Você não é!" Sabemos que a repetição traz o convencimento. Afaste esse tipo de pensamento imediatamente!

Um dos maiores desafios do homem é saber quem ele é.

Muitas pessoas tentam viver uma outra vida para agradar os outros. Precisamos da reação das pessoas para nos dizer quem nós somos. Quando os outros riem, nós rimos. Quando murmuram, murmuramos também. As pessoas determinam quem nós somos e o pior é que nós permitimos isso.

Eu preciso saber quem eu sou, e quem eu sou em Deus!

(Leia Romanos 12)

Somos nós quem fazemos o ambiente. Nós determinamos como será o ambiente onde estamos inseridos. E esse ambiente pode ser até mesmo um ambiente mental. Podemos olhar uma situação como uma desgraça, mas também como Deus nos ensinando algo para que na frente possamos viver alguma coisa ainda melhor. Dobre os joelhos e entre em um novo nível de fé.

A vontade de Deus para as nossas vidas é sempre boa, agradável e perfeita.

Por que tanta inconstância espiritual? Somos como pessoas dentro de uma montanha-russa e andando também de cabeça pra baixo.

Gostaria de compartilhar com vocês uma história verídica. Não sei se já a conhecem, mas é a seguinte: um menino foi acolhido por um projeto social, mas antes disso acontecer, ele passou um tempo com sua mãe e com sua irmã, com quem ele morava escondido num pequeno cômodo dado a sua mãe no local onde trabalhava como empregada doméstica. Os patrões não tinham conhecimento de que as crianças ficavam ali escondidas, recebendo alimento e indo deitar-se sem que os donos da casa soubessem de nada. Na hora de dormir, contudo, o pequeno garoto acostumou-se a dormir no chão duro, gelado, às vezes de joelhos ou sentado em alguma posição diferente, mas nunca deitado. Uma vez esse menino participou de um passeio em um parque aquático com os demais meninos carentes. Todos ficaram em um hotel e, na hora de dormir, um dos monitores acabou ficando em um quarto com os mais bagunceiros e com esse menino. Eles foram dormir e, ao acordar, o responsável por eles olhou para a cama e viu que uma delas estava vazia. Claro, ele ficou desesperado e começou a procurar pelo menino, o qual estava deitado no chão. O monitor pediu para que o menino voltasse para a cama. Ele, então, voltava para a cama, mas minutos depois estava de volta no chão. Diante dessa situação esquisita, o monitor foi conversar com a líder do projeto, a qual compartilhou a história daquele menino: ele foi condicionado a viver aquela situação, ele não se sentia digno ou no direito de poder deitar normalmente em uma cama como qualquer pessoa deve fazer. 

Muitas vezes agimos como esse menino, pois vivemos fora do lugar que Deus preparou para nós.

Você pode declarar: "Eu não sou aquilo que eu tenho vivido hoje!"? A minha história de vida, a sua história de vida pode dizer que eu sou e que você é um fracasso, mas não somos isso.

Quantas coisas em nossas vidas são automáticas hoje? Quando vemos, estamos envolvidos. Isso é viver num chão gelado.

A nossa história nos molda. Coisas boas e ruins nos moldaram. Não conseguimos sorrir. Não conseguimos confiar nas pessoas...

Mas declare: "Eu não sou aquilo que a minha história diz que eu sou!"

O lugar que Deus tem para as nossas vidas é um lugar de descanso, um lugar seguro, uma cama. Mas quando dormimos no chão, sentimo-nos pisados. O chão é frio, duro. Quando não temos onde colocar algo, colocamos no chão, não é verdade? Ora, não é assim que nós não nos sentimos às vezes?

Eu sou filho de Deus, criado à Sua imagem e semelhança. Essa é a minha essência!

Pode ser que em casa, deitado na cama, a voz inimiga diga novamente: "Volte para o chão!", mas eu respondo, mas você vai responder: "NO CHÃO NUNCA MAIS!"

Deus abençoe!

Trabalho x Família




O trabalho foi dado ao homem antes ou depois da queda? Antes ou depois do primeiro casal pecar? Quem respondeu "antes" acertou. Adão deveria dar nome a todos os animais e cuidar do jardim. O trabalho, embora desafiador, não era extenuante, mas agradável. Para tal, o Senhor Deus confiou a Adão uma auxiliadora capaz.
Não vemos Eva sendo encarregada de dar nome aos animais ou de cuidar do Jardim, mas de auxiliar do maridão. Você consegue imaginar isto? Trabalho na medida certa, cada membro da família feliz em sua posição e função, e a sensação de bem estar ao poder desfrutar da presença do Criador no cair da tarde?
Quando porém, homem e mulher resolveram viver longe de Deus e do "seu jeito" as complicações surgiram. A terra "estragou" e começou a funcionar com defeito. O pecado do líder respingou na criação. O homem teria que trabalhar em um ambiente contrário, o que lhe traria sofrimento, dores e suor e a mulher sofreria nas relações familiares, tanto com os filhos, quanto com o marido, que exerceria um governo egoísta.
Ao longo da história da humanidade constatamos barbaridades, guerras, exploração, escravidão e opressão. Na revolução industrial as famílias ficaram órfãs de pais, que trabalhavam 14 horas. Por exemplo, recentemente, a mulher entrou no mercado de trabalho. Ela hoje ocupa as mesmas funções que os homens, repartindo a tarefa de viver com dores e suor. As crianças ficaram sem pai e sem mãe, sendo criadas por avós, tios, creches, babás ou vizinhos.
Podemos afirmar, sem medo de errar que a obra de Cristo na cruz resgatou também o trabalho. Quando Jesus prega o sermão da montanha, deixa claro que o ofício número um do cristão é buscar o reino e a justiça de Deus. Em Cristo, podemos buscar os mesmos padrões do Éden, trabalhando na medida certa, cada membro da família na sua função e desfrutando da graciosa presença do Criador, diariamente.
Todo aquele que quiser viver piedosamente será perseguido, portanto é preciso coragem para fazer os ajustes necessários. O mundo escraviza e exige. Mente e faz crer que sem aquele segundo emprego, sem aquela hora extra, sem o trabalho da esposa a família vai naufragar. Quando acreditamos, nos submetemos à maldição do trabalho sem Deus e a família sofre muito.
O trabalho do homem é fundamental, mas não deve sacrificar seu tempo com a mulher e os filhos. Se eles estão reclamando, devem ter razão. Tenha coragem de se ajustar. Os filhos não ficarão pequenos para sempre. A hora de passar mais tempo com eles é na infância e adolescência. Não perca esta fase.
O trabalho da mulher fora de casa é muitas vezes bem vindo, mas nunca deve competir com o cuidado da casa e das crianças. A sociedade trata as donas de casa como cidadãs de segunda categoria, mas não caia nesta cilada, cumpra cabalmente o ministério de esposa e mãe e quando os filhos ficarem mais velhos, você poderá ter mais tempo para o mercado de trabalho.
Deus nunca desampara aqueles que confiam nele. Traga o Éden para dentro de casa, permita que a redenção atinja o seu trabalho e viva de bem com o Criador.


*Por pastor Josué Gonçalves