FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

domingo, 6 de julho de 2014

Ana


"E disse ela: Ah! Meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido. Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali o SENHOR." (1 Samuel 1:26-28)

Ana foi uma mulher de fibra. Fervente em adoração. Efetiva em oração. Por falar nisso, dizem por aí que a adoração é uma oração mais excelente. Interessante...

Ana foi a mãe de Samuel, o maior juiz de Israel.

Sua história se passa em Efraim. Foi esposa de Elcana e, além de Samuel, mais tarde foi mãe de três outros filhos e duas filhas.

A oração de Ana mostra-nos que tudo o que temos e recebemos é um empréstimo de Deus. Ela poderia ter tido muitas desculpas para ser uma mãe possessiva. Mas quando o SENHOR respondeu suas orações, Ana cumpriu a sua promessa de dedicar Samuel à obra de Deus.

Ela descobriu que a maior alegria em ter uma criança é devolvê-la a Deus. Ana entrou para a maternidade preparada para realizar  o que todas as mães devem fazer - liberar seus filhos.

Mesmo tendo como baixa ter lutado com seu senso de auto-estima por ser incapaz de ter filhos, Ana sempre esteve disposta a cumprir até mesmo um penoso compromisso.

As lições de vida que ela nos dá são as de que Deus ouve e responde as orações; nossos filhos são presentes de Deus; Deus está preocupado com aquele que está aflito.

Você pode saber mais detalhes da vida de Ana em 1 Samuel 1 e 2.

Deus abençoe.


O conteúdo desta postagem foi adaptado da biografia de Ana da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Samuel



"E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. E todo o Israel, desde Dã, até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR." (1 Samuel 3:19-20)

Divido com vocês a história de Samuel, um dos grandes homens de Deus cuja história é uma das grandes inspirações que tomo para a minha vida. E não foi porque ele foi perfeito ou algo do tipo... porque isso ele não foi e ninguém, somente Jesus Cristo! Foi sim justamente por causa da bondade do Senhor em usar alguém que é imperfeito mas que O busca!

Juiz, profeta e sacerdote. Filho de Elcana e Ana e pai de Joel e Abias.

Bem, costumamos perguntar sobre a infância dos grandes personagens bíblicos. Poucas são as informações sobre os primeiros anos da maior parte das pessoas mencionadas na Bíblia Sagrada. Contudo, Samuel é uma grata exceção: ele foi resultado da resposta de Deus à fervente oração de Ana por um filho. De fato, o nome Samuel vem da expressão hebraica "ouvido de Deus". O Senhor o preparou desde a infância dele. O Senhor usou Samuel porque ele tinha um objetivo: ser servo de Deus.

Ele cresceu como ajudante do sumo sacerdote Eli no Tabernáculo até o Senhor dirigi-lo para outros maiores compromissos. Deus pô-de usá-lo porque ele era verdadeiramente dedicado a Deus. Essa é a prova de que àqueles que são fieis a Deus nas pequenas coisas serão confiadas grandes responsabilidades. E podemos afirmar sem sombra de dúvidas: Samuel progrediu porque dava ouvidos às orientações de Deus.

O jovem "Samu" foi usado por Deus para ajudar na transição de Israel de um livre governo tribal para uma monarquia. Foi ele quem ungiu os dois primeiros reis de Israel. Ele também foi o último, porém mais eficiente juiz de Israel.

Todavia, Samuel foi incapaz de levar seus dois filhos a uma íntima comunhão com Deus. Se você tem filhos, reflita sobre isso...

Com a vida de Samuel aprendemos que o significado das realizações do povo está diretamente relacionado à sua relação com Deus. Além disso, o tipo de pessoa que somos é mais importante do que aquilo que podemos realizar. "Ser" é mais importante do que "ter" e do que "fazer".

A história de Samuel encontra-se em 1 Samuel capítulo 1 ao capítulo 28. Faço um convite especial a todos para que leiam toda a Bíblia Sagrada. Certamente Deus irá falar muito com você!

Deus os abençoe sobremaneira, com poder graça, amor, misericórdia e perdão! E não se esqueçam (ou saibam que) somente Ele tem as palavras e as promessas de vida eterna.


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Noé



"Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez." (Gênesis 6:22)

Noé foi o segundo pai da raça humana. Homem de paciência, consistência e obediência, era fazendeiro, pregador, além de ter sido o primeiro e mais importante construtor de barcos.

É interessante perceber que a história de Noé não envolve apenas uma inundação, mas duas... o mundo também estava inundado pelo mal. O número dos que se lembravam do Deus Criador era apenas um: justamente Noé. Porém, afirmar que Noé era homem justo e íntegro não significa que ele não tenha pecado. Ao contrário, significa que ele amava a Deus de coração e lhe obedecia. Durante toda a sua vida, Noé andou passo a passo em fé como um exemplo vivo para a sua geração. 

A resposta de Deus a esta situação crítica foram 120 longos anos de última chance, durante os quais Noé construiu um grande barco em terra seca para estabelecer um tempo. Para Noé, a obediência significava um compromisso com um projeto em longo prazo. E é exatamente isso: A OBEDIÊNCIA É UM COMPROMISSO EM LONGO PRAZO.

Talvez ninguém tenha entendido o motivo de Noé ter construído aquela arca. Ele deve ter sido considerado um louco, pode ter sido vítima de deboches... ninguém o ouviu, mas o que Deus disse que faria aconteceu! E aconteceu porque Noé permaneceu obediente e grato a Deus.

Deus é fiel para com os que Lhe obedecem.

Semelhante a Noé, vivemos em um mundo cheio do maligno. Estamos influenciando as outras pessoas ou sendo influenciados por elas?

Esse é um tempo para refletir...