FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Débora

Fonte: setimodia.wordpress.com
"E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo" (Juízes 4:4)


Débora foi a quarta e única juíza mulher de Israel. Foi mediadora, conselheira e consultora. Quando chamada para liderar, dispôs-se a planejar, dirigir e delegar. Profetisa. Compositora de hinos.

A perspicácia e confiança que o Senhor deu a esta mulher colocaram-na em posição única no Antigo Testamento. Não é a toa que ela está entre as mulheres mais excelentes da história dos hebreus.

A história de Débora mostra que ela não tinha fome de poder. Ela queria servir a Deus. Sempre que o reconhecimento colocava-se em seu caminho, ela dava o crédito ao Senhor. Débora não negou ou resistiu sua posição na cultura como mulher e esposa, mas nunca permitiu ser impedida por qualquer obstáculo. 

Débora nos ensina a ser líderes sábios. Além disso, com sua trajetória, aprendemos que Deus escolhe os líderes pelos Seus padrões, não pelos nossos.

Local: Canaã
Ocupações: Profetisa e juíza
Familiares: Esposo - Lapidote
Contemporâneos: Baraque, Jael, Sísera e Jabim, rei de Hazor.
Sua história encontra-se em Juízes 4 e 5


sábado, 22 de novembro de 2014

Davi


"Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor JEOVÁ, o disseste; e com a tua bênção será sempre bendita a casa de teu servo" (2 Sm 7:28-29)

Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado do Senhor Jesus, ou seja, um dos maiores homens do Antigo Testamento. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus.

Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas grandezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como "o homem segundo o meu coração" (Atos 13:22).

Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e perdoadora natureza de Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas transgressões. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições  de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as consequências de seus pecados.

Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as consequências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram. Com frequência, parece que não aprendemos com nossos enganos ou com as consequências resultantes deles. 

Texto adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Versão Almeida Revista e Corrigida, Edição de 1995.

domingo, 6 de julho de 2014

Ana


"E disse ela: Ah! Meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido. Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali o SENHOR." (1 Samuel 1:26-28)

Ana foi uma mulher de fibra. Fervente em adoração. Efetiva em oração. Por falar nisso, dizem por aí que a adoração é uma oração mais excelente. Interessante...

Ana foi a mãe de Samuel, o maior juiz de Israel.

Sua história se passa em Efraim. Foi esposa de Elcana e, além de Samuel, mais tarde foi mãe de três outros filhos e duas filhas.

A oração de Ana mostra-nos que tudo o que temos e recebemos é um empréstimo de Deus. Ela poderia ter tido muitas desculpas para ser uma mãe possessiva. Mas quando o SENHOR respondeu suas orações, Ana cumpriu a sua promessa de dedicar Samuel à obra de Deus.

Ela descobriu que a maior alegria em ter uma criança é devolvê-la a Deus. Ana entrou para a maternidade preparada para realizar  o que todas as mães devem fazer - liberar seus filhos.

Mesmo tendo como baixa ter lutado com seu senso de auto-estima por ser incapaz de ter filhos, Ana sempre esteve disposta a cumprir até mesmo um penoso compromisso.

As lições de vida que ela nos dá são as de que Deus ouve e responde as orações; nossos filhos são presentes de Deus; Deus está preocupado com aquele que está aflito.

Você pode saber mais detalhes da vida de Ana em 1 Samuel 1 e 2.

Deus abençoe.


O conteúdo desta postagem foi adaptado da biografia de Ana da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Samuel



"E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. E todo o Israel, desde Dã, até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR." (1 Samuel 3:19-20)

Divido com vocês a história de Samuel, um dos grandes homens de Deus cuja história é uma das grandes inspirações que tomo para a minha vida. E não foi porque ele foi perfeito ou algo do tipo... porque isso ele não foi e ninguém, somente Jesus Cristo! Foi sim justamente por causa da bondade do Senhor em usar alguém que é imperfeito mas que O busca!

Juiz, profeta e sacerdote. Filho de Elcana e Ana e pai de Joel e Abias.

Bem, costumamos perguntar sobre a infância dos grandes personagens bíblicos. Poucas são as informações sobre os primeiros anos da maior parte das pessoas mencionadas na Bíblia Sagrada. Contudo, Samuel é uma grata exceção: ele foi resultado da resposta de Deus à fervente oração de Ana por um filho. De fato, o nome Samuel vem da expressão hebraica "ouvido de Deus". O Senhor o preparou desde a infância dele. O Senhor usou Samuel porque ele tinha um objetivo: ser servo de Deus.

Ele cresceu como ajudante do sumo sacerdote Eli no Tabernáculo até o Senhor dirigi-lo para outros maiores compromissos. Deus pô-de usá-lo porque ele era verdadeiramente dedicado a Deus. Essa é a prova de que àqueles que são fieis a Deus nas pequenas coisas serão confiadas grandes responsabilidades. E podemos afirmar sem sombra de dúvidas: Samuel progrediu porque dava ouvidos às orientações de Deus.

O jovem "Samu" foi usado por Deus para ajudar na transição de Israel de um livre governo tribal para uma monarquia. Foi ele quem ungiu os dois primeiros reis de Israel. Ele também foi o último, porém mais eficiente juiz de Israel.

Todavia, Samuel foi incapaz de levar seus dois filhos a uma íntima comunhão com Deus. Se você tem filhos, reflita sobre isso...

Com a vida de Samuel aprendemos que o significado das realizações do povo está diretamente relacionado à sua relação com Deus. Além disso, o tipo de pessoa que somos é mais importante do que aquilo que podemos realizar. "Ser" é mais importante do que "ter" e do que "fazer".

A história de Samuel encontra-se em 1 Samuel capítulo 1 ao capítulo 28. Faço um convite especial a todos para que leiam toda a Bíblia Sagrada. Certamente Deus irá falar muito com você!

Deus os abençoe sobremaneira, com poder graça, amor, misericórdia e perdão! E não se esqueçam (ou saibam que) somente Ele tem as palavras e as promessas de vida eterna.


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Noé



"Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez." (Gênesis 6:22)

Noé foi o segundo pai da raça humana. Homem de paciência, consistência e obediência, era fazendeiro, pregador, além de ter sido o primeiro e mais importante construtor de barcos.

É interessante perceber que a história de Noé não envolve apenas uma inundação, mas duas... o mundo também estava inundado pelo mal. O número dos que se lembravam do Deus Criador era apenas um: justamente Noé. Porém, afirmar que Noé era homem justo e íntegro não significa que ele não tenha pecado. Ao contrário, significa que ele amava a Deus de coração e lhe obedecia. Durante toda a sua vida, Noé andou passo a passo em fé como um exemplo vivo para a sua geração. 

A resposta de Deus a esta situação crítica foram 120 longos anos de última chance, durante os quais Noé construiu um grande barco em terra seca para estabelecer um tempo. Para Noé, a obediência significava um compromisso com um projeto em longo prazo. E é exatamente isso: A OBEDIÊNCIA É UM COMPROMISSO EM LONGO PRAZO.

Talvez ninguém tenha entendido o motivo de Noé ter construído aquela arca. Ele deve ter sido considerado um louco, pode ter sido vítima de deboches... ninguém o ouviu, mas o que Deus disse que faria aconteceu! E aconteceu porque Noé permaneceu obediente e grato a Deus.

Deus é fiel para com os que Lhe obedecem.

Semelhante a Noé, vivemos em um mundo cheio do maligno. Estamos influenciando as outras pessoas ou sendo influenciados por elas?

Esse é um tempo para refletir...




segunda-feira, 30 de junho de 2014

Isaías



"Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6:8)

Quantas vezes já declaramos esse versículo, não é verdade? Talvez seja um dos preferidos dos corações missionários...

Isaías, escriba e profeta. Filho de Amós. Pai de Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.

É provável que tenha sido educado em um lar aristocrático e se casado com uma profetisa. 

Ele conclamava o povo a abandonar a vida de pecado e o advertia do julgamento e da punição de Deus. Isaías exerceu um ministério ativo de sessenta anos, antes de ser executado durante o reinado de Manassés (segundo a tradição). 

Considerado o maior profeta do Antigo Testamento. Suas mensagens foram de juízo, mas também de esperança. Desempenhou um ministério consistente, mas como era comum, não recebeu uma resposta positiva por parte de seus ouvintes.

Poderíamos até comparar as árvores aos profetas. Como assim?

Ambos são plantados para o futuro. No entanto, as sementes são frequentemente esquecidas, e os profetas, ignorados. Isaías é um dos melhores exemplos disto. O povo de sua época até poderia ter sido salvo por suas palavras, mas recusou-se a ouvi-lo e nele crer. Porém, com o passar do tempo, com o decorrer de séculos e séculos, a própria história revelou a veracidade de suas palavras.

Isaías exerceu seu ministério durante o reinado de cinco reis de Judá, mas é verdade que no início ele não tinha a intenção de ser profeta. Na época em que o rei Uzias morreu, Isaías provavelmente se estabeleceu como escriba no palácio real em Jerusalém. Esta era uma respeitável carreira, mas Deus tinha outros planos para Isaías.

O encontro com Deus afetou permanentemente o caráter de Isaías, de modo que ele refletia o Deus a quem representava. Suas mensagens - algumas de consolo, outras de confronto - são tão diversas que alguns chegaram a crer que viessem de autores diferentes.

Quando Deus chamou Isaías para ser um profeta, Ele não o encorajou com previsões que fariam grande sucesso; ao contrário, o Senhor o preveniu de que o povo não o ouviria. De qualquer forma, Isaías deveria obedecer, pois de alguma forma alguns o ouviriam.

Com a vida e ministério de Isaías, podemos aprender que a ajuda de Deus é necessária para confortar as pessoas que estão efetivamente lutando contra o pecado. Além disso, um dos resultados de experimentar o perdão é o desejo de compartilhar esse perdão com os semelhantes.

Confira alguns trechos incríveis do Livro de Isaías:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6)

"Abrirei rios em lugares altos e fontes, no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca, em mananciais." (Isaías 42:18)

"Verdadeiramente, ele (Jesus) tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados." (Isaías 53:4-5)

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)


*Adaptado da biografia de Isaías - Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.




quinta-feira, 19 de junho de 2014

Orando pelo Grupo A: Brasil, Camarões, Croácia e México


Você, em qualquer parte do mundo, pode clamar a Deus por misericórdia e transformação nas nações que estão no Grupo A da Copa do Mundo FIFA 2014.

O nosso Deus é Soberano, Onisciente, Onipotente e Onipresente, por isso Ele irá ouvir a sua oração onde quer que você esteja. Declare que Jesus Cristo é o Senhor do Brasil, de Camarões, da Croácia e do México.

"Tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." (Mateus 21:22)

Brasil
América do Sul

Motivos de oração:
  • Alto índice de desigualdade social e de criminalidade, especialmente nas favelas das grandes cidades
  • Segundo maior consumidor de cocaína do mundo e produtor ilegal de maconha
  • Alto índice de tráfico de mulheres para indústria do sexo
  • Mais de 25 mil homens vivem como escravos laborais no interior do país
  • Exploração sexual de crianças e turismo sexual continuam sendo um grande problema
  • Corrupção se alastra em todas as camadas da sociedade


Camarões
África

Motivos de oração:
  • Enfrenta sérios problemas, como baixa renda per capita, desigualdade na distribuição de renda, muita corrupção e pouco incentivo a investimentos
  • Crianças em todas as 10 regiões trabalham em serviços domésticos, nas minas ou nas plantações de cacau
  • Elevado índice de exploração sexual infantil


Croácia
Europa

Motivos de oração:
  • A economia sofreu muito na guerra de 1991 - 1995
  • Alto índice de desemprego, desenvolvimento regional desigual e baixo investimento
  • Rota de trânsito de heroína para a Europa ocidental
  • Muitas mulheres e meninas acabam sendo vítimas do tráfico e da exploração sexual dentro e fora do país
  • Muitos homens são forçados a trabalhar no setor da agricultura e muitas crianças são forçadas a mendigar e a trabalhar


México
América do Norte

Motivos de oração:
  • Os EUA tem intensificado suas medidas de segurança para controlar melhor o transporte ilegal de pessoas e materiais na fronteira com o México
  • Maior produtor de drogas e uma das maiores rotas de tráfico de drogas. Segundo maior produtor de ópio do mundo. 
  • Mulheres, meninas e meninos são iludidos com promessas de trabalho e acabam sendo explorados sexualmente nos EUA e nas áreas turísticas do México


domingo, 15 de junho de 2014


Quem nunca ouviu falar na expressão "Tem que ter uma paciência de Jó!"?

Eu mesmo fui saber quem era Jó somente na minha fase adulta. Mas a paciência é apenas um dos pontos que envolve o que aconteceu com este homem, rico fazendeiro da terra de Uz.

"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal." (Jó 1:1)

"Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurado os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." (Tg 5:10-11)

Jó teve uma esposa e dez filhos, mas seus nomes não são mencionados nas Escrituras. As filhas da segunda série de filhos foram Jemima, Quesia e Quéren-Hapuque.

Bem, esperava-se que a família e a riqueza de Jó pudessem propiciar a ele uma vida feliz. Quem é que não deseja uma família bem estruturada por perto e ainda riquezas? Tudo isso ocorreu durante um tempo com Jó. Contudo, a perda que ele experimentou, certamente, mexe muito conosco. Para os que são rápidos em indagar "por que?" diante dos menores contratempos, a fé que Jó possuía parece inacreditável.

Jó não esperava respostas rápidas para a sua intensa dor física e emocional. Ao final, porém, não foi o sofrimento que o fez perder a paciência, mas o fato de não saber o motivo pelo qual estava sofrendo.

Por que?

Por que comigo?

Por que dessa forma?

Quando Jó expressou a sua angústia e frustração, seus amigos imediatamente se posicionaram: coisas boas acontecem com pessoas boas e coisas más atingem pessoas más. Assim, eles quiseram que Jó admitisse o seu pecado, qualquer que fosse ele, pois ele estava causando o sofrimento do abatido amigo.

Eliú, o último amigo, contudo, ofereceu outra explicação para a dor, ao sugerir que Deus poderia estar permitindo aquelas coisas a fim de purificar Jó. Talvez isso tenha ajudado, mas em parte.

Quando o próprio Deus falou, não deu a Jó uma resposta. Ao contrário, mostrou que é melhor conhecer a Deus que conhecer as respostas.

A disposição de Jó em arrepender-se e confessar os erros é um bom exemplo para nós. 

Às vezes, o sofrimento nos molda para que possamos ajudar outras pessoas. Outras vezes, o sofrimento é um ataque de satanás a nossa vida. E não raro, desconhecemos o motivo para o nosso sofrimento.

Estudando a vida de Jó, aprendemos que:

Conhecer a Deus é melhor que conhecer as respostas
Deus não é arbitrário ou descuidado
A dor nem sempre é fruto de punição

Pode ser que Jó tenha falhado em permitir que o desejo de compreender o motivo do sofrimento o oprimisse e o levasse a questionar Deus.

A história de Jó pode ser encontrada no livro de Jó. Ele é também mencionado em Ezequiel 14:14,20 e Tiago 5:11.

Será que em momentos como esses, em que tudo parece desmoronar, estamos dispostos a confiar em Deus ao invés de sofrermos com perguntas sem respostas?

sábado, 14 de junho de 2014

Estêvão



Fazendo um estudo da vida de todos os principais personagens da Bíblia Sagrada, senti vontade de compartilhar com todos os leitores os aspectos principais de suas vidas: pontos fortes, fraquezas, limitações, medos, amor a Deus, lições de vida, etc.

Iniciamos essa jornada com a biografia de Estêvão:

"E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! E, tendo dito isto, adormeceu" (Atos 7:59-60)

Estêvão foi o primeiro a dar sua vida pelo evangelho. Foi um dos sete líderes escolhidos para supervisionar a distribuição de alimentos aos necessitados na Igreja Primitiva. Líder reconhecido e destacado, também foi um mestre e um debatedor.

Para percorrermos a trajetória de Estêvão, seria interessante apresentarmos um breve contexto da época em que vivia. Então vamos lá...

Muito antes da violenta perseguição surgir inesperadamente contra os cristãos, já existia o isolamento social. Os judeus que aceitavam a Jesus como o Messias eram comumente excluídos de suas famílias. Assim, os cristãos dependiam do apoio uns dos outros. A atitude de compartilhar tudo o que tinham (as casas, os alimentos, os recursos financeiros, as emoções) era uma prática necessária e inspiradora da Igreja Primitiva.

Contudo, o aumento do número de cristãos acarretou a necessidade de organizar a divisão do trabalho. Muitos estavam sendo negligenciados e, por isso, havia reclamações. A escolha das pessoas para ajudar na administração era feita com base na integridade da pessoa e sua vida com Deus.

É aí que surge Estêvão: bom administrador, excelente orador. Quando confrontado no Templo por vários grupos antagônicos ao cristianismo, usou uma lógica convincente para refutá-los. Isto está claro na defesa da fé que fez diante do Sinédrio (o senado, ou supremo tribunal dos judeus para impor na vida nacional e cívica a obediência ao sistema mosaico da lei sagrada. Existia desde o período grego. Era convocado sobre a presidência do sumo sacerdote e consistia de aproximadamente 71 membros - sacerdotes, anciãos e escribas -. Perdeu o prestígio e o poder de vida e morte sob o domínio dos romanos). Estêvão apresentou um resumo da história dos judeus e fez poderosas aplicações das Escrituras Sagradas, fato que atormentou seus ouvintes. Pode ser que, durante seu discurso, ele percebeu que estava redigindo a sua sentença de morte, ou como dizemos, estava pedindo para ser morto.

A consequência foi o apedrejamento de Estêvão até a morte enquanto ele orava pedindo que o Senhor os perdoasse.

Suas palavras finais demonstram o quanto se tornou parecido com Jesus Cristo em pouco tempo. 

Sua morte causou um grande e duradouro impacto sobre o jovem Saulo de Tarso, que deixou de ser um violento perseguidor dos cristãos para tornar-se um dos maiores defensores e pregadores do evangelho que a igreja já conheceu.

A vida de Estêvão é um desafio contínuo a todos os cristãos: riscos, sacrifícios, entrega, amor...

O desejo de servir a Cristo é traduzido pela realidade de servir aos outros. Vamos meditar nisso...

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O selo sobre a tumba




"Para garantir a entrega de uma carta, você sela o envelope. Para manter o ar fora de uma jarra, você sela a sua boca com uma tampa de borracha. Para evitar que o oxigênio entre no vinho, você sela a abertura com cortiça e cera. Para selar um acordo, você precisa assinar um contrato ou reconhecer a firma de uma assinatura. O ato de selar declara propriedade e assegura o conteúdo.

A mais famosa "selagem" do Novo Testamento ocorreu na tumba de Jesus. Os soldados romanos rolaram uma  pedra sobre a entrada e "montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra" (Mt 27:66, RA). Os arqueólogos imaginam duas tiras esticadas na entrada, coladas com cera endurecida que recebia a sanção do governo romano SPQR (Senatus Populusque Romanus), como que dizendo "Afaste-se! O conteúdo desta tumba pertence à Roma".

O selo deles, é claro, mostrou-se inútil."

Come thirsty. Nashville: Thomas Nelson, 2004. [ Quem tem sede venha. Rio de Janeiro: CPAD, 2006]

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Por que os Estados Unidos e a Europa agonizam?


"Tema toda a Terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e tudo se fez; mandou e logo tudo apareceu. O Senhor desfaz o conselho das nações; quebranta os intentos dos povos.
O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração. 
Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança." (Salmo 33:8-12)


É tão maravilhoso saber que justamente dos Estados Unidos da América e da Europa muitos homens e mulheres de Deus surgiram e, muitas vezes, deram suas vidas por amor ao Evangelho, à Verdade, à Palavra de Deus ... por amor à Jesus Cristo.

É tão triste saber que hoje a nação norte-americana já se declarou, com palavras de Barack Obama, uma nação não-cristã. E não apenas isso: suas escolas ignoram a Bíblia Sagrada e parece que a amnésia tomou conta da população. O que o Senhor já fez pelos Estados Unidos da América quando esta nação O amava? Muito! Simplesmente a prosperidade...

A Europa, por sua vez, fecha as portas das igrejas cristãs, cospe na face dos cristãos e mergulha no orgulho e em filosofias vãs, dizendo que não precisa mais do Autor e Consumador dos séculos. Pobre Europa ... sua economia, política e altos índices de suicídio indicam o que acontece com um país que vira as costas para Jesus Cristo.

Veja o que o Pai Celestial nos alerta:

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.
Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo." 
(Provérbios 4:20-22)

"O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cercará." (Salmo 32:10)

Será que temos que ignorar que, ironicamente, John Lennon morreu assassinado por seu próprio fã, tempos depois de declarar que os The Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo?

Será que temos que ignorar que Hugo Chavez amaldiçoou Israel "desde as suas entranhas" e foi atingido por um câncer justamente em suas entranhas?

Será que temos que ignorar que, sim, Joseph Bruce Ismay, filho do fundador da White Star Line, disse em uma entrevista logo após a sua sobrevivência do naufrágio: "Querida, nem Deus afunda este navio!"?

Está escrito: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7)

É justamente a falta de temor a Deus que leva à zombaria ... e os maiores exemplos disso vêm dos Estados Unidos e da Europa, ainda que existam outros exemplos.

Nada do que escrevo aqui vem carregado de alegria. Ao contrário. Já estive nos Estados Unidos e posso dizer que o amo com o amor de Cristo. A minha oração é para que a misericórdia de Deus os alcance e que haja arrependimento e mudança de caminho, caminho este que conduza única e exclusivamente à Jesus Cristo.

Não é possível que o maior emissor de missionários veja a luz de Cristo se apagar sobre eles... É norte-americana a canção: "This little light of mine, I'm gonna let it shine" (Eu vou deixar brilhar essa pequena luz que há em mim).

Europa! Europa! Berço de bênçãos para toda a humanidade. Podemos citar a tradução da Bíblia Sagrada para tantos idiomas. Podemos citar inúmeros avivamentos na Suíça, Inglaterra, Alemanha ... 

Quão surpreendentes coisas a história pode nos revelar. As obras de Deus não podem ser confundidas com a dos homens. A origem do mal está em satanás e o homem deu legalidade às trevas. Há uma enorme diferença entre "origem em Deus" e "permissão de Deus".

Que todos saibam que Deus é bom e a Sua misericórdia dura para sempre!

Depois de tantas guerras e mortes e barbáries, muitos podem se perguntar: "Mas onde está Deus?"

A resposta é muito simples: Onde sempre esteve, em Seu trono de glória, de braços abertos esperando o arrependimento do homem pecador, estúpido, ignorante e caído espiritualmente.

Por que os Estados Unidos e a Europa agonizam? Porque rejeitaram o Nome de Jesus, Aquele que é O Caminho, A Verdade e A Vida. (João 14:6)

Mas há poder, amor e compaixão no Nome e no sangue de Jesus, derramado na cruz por mim e por você, em salvação e redenção eternas para todo aquele que nele crer.

Para que deixem de respirar por aparelhos, a receita é simples: RECONCILIEM-SE COM DEUS!

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (João 7:38)

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho." 
(Salmo 119:105)

O Senhor ama todas as nações, mas uma coisa é amor... outra bem diferente chama-se juízo.

Deus abençoe!


quinta-feira, 22 de maio de 2014

São Paulo: Faz chover! Faz chover! Abra as comportas do céu!



Bom dia!

Convoco a todos para orar pelo meu Estado, o Estado mais bonito do Brasil: São Paulo!

Estamos vendo nos meios de comunicação notícias muito preocupantes sobre a redução drástica do nível da água nos reservatórios, como é o caso da Cantareira, que atingiu apenas 8% da capacidade, como vemos abaixo:



A situação é alarmante, por isso devemos orar. Eu creio no poder da oração. Eu creio que Deus nos ouve. Você crê também?

Vamos orar:

  • Para que chova na cabeceira do rio que alimenta o Sistema Cantareira;
  • Para que a população se conscientize, na prática, acerca da importância da água e seu uso responsável;
  • Para que o Estado de São Paulo se prostre diante de Jesus Cristo, fazendo dEle o seu Senhor.


"Tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." (Mateus 21:22)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Brasil corre perigo!




Amigos, gostaria de compartilhar com vocês a necessidade de lutarmos pelo Brasil, pela nossa nação, em clamor ao Senhor.

Podemos perceber, sobretudo espiritualmente, que o nosso país passa por uma situação delicada. O inimigo está tentando trazer vergonha ao Brasil e acabar com tudo o que Deus tem de maravilhoso para derramar sobre nós.

Vejam o que tem acontecido no Brasil: vandalismo, violência, saques, greves, assassinatos com requintes de muita crueldade, etc.). É verdade que isso sempre manchou a história brasileira, mas não nessa proporção.

Além disso, a Copa do Mundo Fifa 2014 bate às portas. Há muita especulação para mais destruição.

Quanto às eleições ... é um candidato pior que o outro! E então, o que fazer?

Igreja brasileira, ore!

"Ó Jerusalém! Sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite se não calarão; ó vós que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós, nem estejais em silêncio, até que confirme e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra." (Isaías 62:6-7)



Não se cale, Brasil! Não se cale, igreja brasileira! Coloque-se na brecha! Deixe o Senhor encontrá-lo em seu posto de vigia! Clame! A oração do justo pode muito em seus efeitos.

"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei." (Ezequiel 22:30)

Seguem os pedidos de oração:

  • Fim de toda anarquia, violência, vandalismo e de toda o perigo do comunismo;
  • Conversão de nossas autoridades;
  • Uma Igreja brasileira alerta, forte, santa, atenta, intercessora;
  • Unidade dos líderes cristãos;
  • Realização de uma Copa do Mundo em paz;
  • Eleições direcionadas e abençoadas por Ele;
  • Preparação da Igreja brasileira para a volta de Jesus.

Que este texto não seja apenas algo razoavelmente bem escrito, com uma imagem ilustrativa acima e mais nada, mas que seja uma inspiração vinda do Espírito Santo para que haja coragem, intrepidez, ousadia, amor e direcionamento do Espírito Santo para apresentarmos o Brasil diante de Deus.

"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para a sua herança." (Salmos 33:12)





quinta-feira, 15 de maio de 2014

Lembre-se, sem falta, daqueles que pedem oração!



Oi, gente.

Tudo bom?

Bem, ultimamente eu tenho sentido muita falta de escrever sobre experiências que eu mesmo tenho vivido, seja em oração, seja recebendo as próprias respostas de oração, enfim, sobre os meus testemunhos... Mas eu não forço a barra. Eu espero Deus trazer algo prático e edificante, algo vindo do coração d'Ele. Deixo a emoção acalmar, deixo a raiva sumir, a empolgação desaparecer e, então, escrevo.

Nesse sentido, recebi uma notícia ruim vindo de longe, mas, no momento em que eu deveria ter me prontificado em oração, a preguiça quis falar mais alto, tentando me impedir de orar por aquela necessidade compartilhada. Graças a Deus, venci a preguiça e passei a interceder por aquele motivo.

Mas o interessante foi que daí eu comecei a me recordar de situações em que cheguei a dizer que iria orar por alguém, mas não orava. Ora, isso é errado! Isso é mentira! Eu estava me mascarando de uma pessoa espiritual, mas, na verdade, estava esquecendo de quem, com tanta súplica e desespero, estava contando comigo. E veja o que a Bíblia Sagrada, a Verdade de Deus diz:

"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram." (Romanos 12:15)

Isso faz todo sentido....

Eu parei para pensar que, em muitas vezes, pedir uma oração, pedir por socorro, pedir por ajuda, é a única coisa que a pessoa consegue fazer. Além disso, é algo tão precioso saber que alguém o escolheu para dividir acerca de uma aflição. Isso se deve ser muito valorizado e jamais negligenciado!

E não somente pedir ajuda seja a última coisa que a pessoa tem forças para fazer, mas penso também que, em muitos casos, a única coisa que podemos fazer é orar por ela. É certo que nós temos que nos esforçar para amparar alguém de uma forma completa, enxergando as necessidades da pessoa como um todo, que são as do corpo, as da alma e as do espírito, porém, por esse ou aquele motivo, a oração é o maior e melhor presente que podemos dar e alguém pode receber.

É justamente por isso que devemos "orar sem cessar", como está em 1 Tessalonicenses 5:17. Então, se alguém lhe pedir uma oração, seja pessoalmente, por telefone ou por e-mail, simplesmente pare tudo e ora ali, imediatamente. Não deixe para depois!

E esteja certo de uma coisa: "Tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." (Mateus 21:22)

A oração, entre tantos benefícios, funciona como um meio de criar uma oportunidade incrível para que o nome de Jesus seja conhecido e glorificado. Muitas pessoas recusam ir a uma igreja, mas poucas delas recusam uma oração.

Não passe por espiritual, como aquela pessoa que promete orar pelo mundo todo, mas não ora nem pela própria vida. Seria hipocrisia, falsidade, religiosidade ...

Lembre-se, sem falta, daqueles que pedem oração!






terça-feira, 13 de maio de 2014

A importância de ter um tempo de qualidade com a sua família!

Momento aguardado ansiosamente por meses por profissionais de diversas áreas, as férias são para descansar a mente, restaurar a energia para desafios que estão por vir e ter um tempo extra de qualidade com quem se ama.
Embora seja tido por muitos apenas como sinônimo de despreocupação no que se refere às obrigações profissionais, a parada proporcionada pelas férias é vital para a saúde física, mental e espiritual. A importância desta parada, necessária independente do tempo e de recursos que se tem à disposição, é inclusive prevista na Palavra de Deus.
A necessidade do homem em cuidar do corpo e do espírito é, por exemplo, percebida na 1ª carta de Paulo aos Coríntios 6:19 e 20. Também é facilmente lembrado que o próprio Deus estabeleceu o descanso a cada 7 dias (Lv 23:3), e para a terra a cada 7 anos (Lv 25:1a 4). Logo, um tempo para que reflexão e repouso é vital para que o homem seja feliz.  Segundo o pastor Andrielly Thompson, da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi, ao criar o ser humano, Deus o projetou com a necessidade de descansar. "Esse descanso é diário; enquanto dormimos ou relaxamos a mente e o corpo através do lazer; semanal, quando usufruímos das folgas no fim de semana ou em outro dia; e anual, quando reservamos um tempo maior para desfrutar das férias. As férias são extremamente importantes para o revigoramento físico, mental e espiritual do indivíduo e é muito importante que elas sejam vividas e aproveitadas com a família e amigos mais chegados", disse ele, que é casado com Alessandra Marques Thompson e pai de Sara e André.
Segundo a psicóloga, psicanalista e terapeuta familiar Cássia Rodrigues, embora não se deva deixar apenas para as férias o momento para se ter um tempo de qualidade com a família, o fator descontraído e até lúdico que o período sugere facilita uma aproximação ou renovação dos laços. "O ideal seria a pessoa não tentar recuperar tudo nas férias, e sim que fizesse pelo menos uma refeição diária para conferir como estão as coisas com os membros de sua família. Estar com a família acaba sendo uma questão de crescimento emocional. Mas, as férias acabam servindo como encontro e reencontro. Além disso, é bom que se busque também ter contato com pessoas da sua infância, como família e amigos", frisou.
Para o pastor Paulo César Oliveira, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Vida Abundante, mais importante que o tempo do descanso é o que se faz com este tempo. E tudo deve ser planejado. "Férias é um período para distração, lazer, para se recompor fisicamente, emocionalmente e até mesmo espiritualmente. É muito importante todo cidadão fazer um planejamento anual incluindo um período de pelo menos 20 dias para férias. Esse período das férias pode ajudar no relacionamento com a família, mas não recuperar um tempo negligenciado de meses ou anos. No dia a dia, devemos reservar um tempo para família: almoço, jantar ou mesmo aquele momento no fim de noite. Mesmo que o tempo seja curto, que seja com qualidade, sem a interferência de TV ou celulares", destacou ele.
Você precisa de menos do que imagina para descansar
De acordo com o pastor Andrielly, é interessante ter em mente que o descanso não está restrito a um período determinado, como um mês, por exemplo. "Os tempos de descanso não se resumem às férias, eles também ocorrem na escala diária e semanal. Quero dizer que não se pode permitir que a correria da vida roube os momentos de qualidade com a família. Tais momentos podem ser desfrutados nos fins de semana e em alguma noite durante semana, reservando a noite da família, por exemplo. As férias servem para proporcionar um investimento maior, uma injeção mais potente nos relacionamentos familiares. Durante as férias, é importante sair para passear nos parques e praias da cidade, para dar um passeio nas cidades próximas aonde vive, para visitar os avós e tios, para combinar com outros casais amigos que tenham filhos na idade dos seus para fazerem uma noite de jogos ou noite do cinema em casa, com direito a pipoca e guloseimas, enfim, há várias maneiras de aproveitar as férias com a família", falou ele.
A psicóloga Cássia Rodrigues completa o pensamento do pastor, dizendo que é boa ideia que a pessoa saia da rotina. "É uma oportunidade para a pessoa fazer um tempo de reflexão. É aconselhável que ela mude totalmente o seu cotidiano durante esse período. Se é uma pessoa de hábitos urbanos, é interessante que busque um lugar mais tranqüilo e com contato com a natureza. Se programe e avalie o que, no dia a dia, você não consegue ver ou fazer. É fundamental reservar um tempo também para a família", disse.
O dinheiro também não é, ao contrário do que se pode pensar a princípio, fator determinante para um período de descanso de qualidade com a família. "Eu sou do Rio de Janeiro, mas é Vitória que é uma cidade maravilhosa. Temos belas praias e montanhas, tudo pertinho. E quer uma diversão mais barata e democrática que praia? Várias coisas não dependem de dinheiro, temos também parques e outros lugares para sair da rotina. Ser flexível é vital. Aqui, tudo é maravilhoso, até o engarrafamento é pequeno e causa pouco aborrecimento. Precisamos valorizar as pequenas coisas. Se a pessoa não quer sair, até mesmo o hábito de alugar um filme, fazer uma pipoca e assistir com família pode ser muito divertido e recompensador", disse Cássia.
O advogado Talles Marchito, membro da igreja do pastor Andrielly, não dispensa férias em família e até prefere programações caseiras para os momentos de descanso. "Os meus programas de férias sempre envolvem minha família; ainda que eu faça alguns passeios com os amigos, reservo tempo para estar com meus familiares. Eu sou muito caseiro e gosto de reunir os amigos para conversar e comer uma comida preparada na hora, enquanto nos distraímos com um bom jogo de tabuleiro", falou ele, que procura sempre estar junto da mãe, Nercia de Almeida Fundão Marchito, e das irmãs Thaís e Tássia Fundão Marchito.
A ideia de reunir amigos e parentes em casa, se divertindo e descansando a cabeça do cotidiano estressante, é compartilhada pelo designer Felipe Santos, membro do Ministério Internacional Betel. "Sempre vamos ao cinema, praia ou clube. Muitas vezes preferimos chamar todos os amigos e familiares, e fazer um churrasco em casa. As férias são muito importantes para os cuidados com o corpo, alma e espírito. Mas também são importantes para a mente. Fazer coisas fora de nossa rotina de trabalho renovam nossas forças e ideias. Eu sempre procuro sempre buscar novas ideias em lugares diferentes, fazendo coisas diferentes, e isso tem influenciado em meu trabalho", destacou ele.
Desligue o celular e abra a Bíblia 
Conseguir se desligar da rotina do trabalho não é tarefa fácil. E com a popularização dos celulares e dos notebooks, passou a ser ainda mais complicado deixar 100% de lado a vida profissional durante os dias de férias.  O roteiro para esses autênticos workaholics é quase sempre o mesmo: mesmo viajando, é difícil para não ter sempre um celular à mão, ou checar diversas vezes ao dia a caixa de e-mails.
Segundo a psicóloga Cássia Rodrigues, a dica principal para evitar isso é: não ache que você é insubstituível. "A pessoa não pode pegar mais responsabilidades durante as férias. Não ache que o mundo vai parar e a empresa vai ter prejuízo por você não estar lá. Existem pessoas competentes e que poderão te substituir nesse período de férias. Se for inevitável, que veja só uma vez por dia o e-mail, ou que só receba ligações em casos de urgência. Foque seus pensamentos no período de descanso. Aproveite para diminuir as distâncias emocionais com as pessoas que vivem com você", disse ela.
O designer Felipe Santos gosta de usar organização para criar prioridades, inlusive no período de férias. "A pessoa que se ocupa com o trabalho em seu horário de descanso, quase sempre não se organiza em seu trabalho. A falta de organização é o caminho para nascer um workaholic em cada um. Se tivermos organização, faremos todas as nossas obrigações lá mesmo, sem precisar levar trabalho para casa e usar nosso tempo de descanso" frisou ele.
Se antecipar para o momento de descanso, deixando tudo preparado para evitar pendências preocupantes, é uma solução apontada pelo pastor Paulo Cesar Oliveira para que o trabalho não  atrapalhe as férias. "É importante se planejar no trabalho para não acumular tarefas, antecipando ou prorrogando os compromissos. Também é sempre bom respeitar o seu período de descanso, não atendendo os telefonemas de negócios no momento familiar", falou.
Além do repouso e do foco na família, aproveitar suas horas vagas para uma leitura da Bíblia, ou, em caso de viagem, conhecer alguma nova igreja, são apontadas pelos ouvidos também como ações válidas para um momento de comunhão com o Pai. "Não tiramos férias de Deus. Mesmo que você viaje e na cidade onde está não tenha uma igreja de sua denominação, sempre é possível fazer um culto doméstico, ou no quarto do hotel para aqueles que estão longe de casa. Reúna seus parentes e amigos e façam uma leitura da Bíblia. Filho se converte dentro de casa, então, aproveite o momento para aprender sobre a Palavra junto da família. A igreja somos nós", explicou Cássia.
Visitar outras igrejas quando viaja, aliás, é um programa muito apreciado pelo advogado Talles Marchito. "Já tive experiências incríveis. Além de conhecer pessoas e forjar novas amizades, geralmente volto pra casa com uma visão mais ampla do Reino de Deus. É incrível ser lembrado de que o povo dEle está espalhado por toda a Terra e ver como Deus atua de maneiras diferentes em diferentes realidades", enfatizou.
Para o pastor Andrielly Thompson, férias devem ser tratadas sempre como um período para se fazer o que se gosta. "Em tempo de férias, brinque o máximo com os filhos, namore bastante o cônjuge e faça aquilo que vocês mais gostam como família, seja um passeio, assistir filmes ou jogar. Leia bons livros, conheça novos lugares e pessoas, dedique tempos agradáveis para estar com Deus em lugares diferentes como beira da praia e no silêncio das montanhas. Faça cultinhos divertidos com as crianças. Cuide para não se envolver com coisas, lugares e pessoas que não vão lhe trazer nenhum benefício. Faça como o sábio recomenda: 'Aproveite a vida e seja feliz. Faça tudo o que quiser e siga os desejos de seu coração, mas lembre-se que vamos prestar contas de nossa vida a Deus.' (adaptação de Eclesiastes 11.9)", finalizou ele.
A ordem é fazer tão somente o que se tem prazer e o que faz tanta falta em outros momentos do ano. Isso inclui namorar o companheiro, brincar com os irmãos e os filhos, falar e ouvir das coisas de Deus, conhecer lugares, reforçar laços, fazer amizades. Enfim, aproveitar as férias, onde quer que seja, é viver com qualidade.
Fonte: Revista Comunhão (www.comunhao.com.br)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Estatuto da Família e Drogas: Vote!



Olá, povo de Deus!

Hoje eu quero convidar todos vocês para uma tarefa fácil e simples, mas muito importante! 

Vamos votar para o "Conceito de núcleo familiar no Estatuto da Família"!
- Pergunta: Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?
Vote SIM!

Vamos votar contra a "Descriminalização das drogas".
- Pergunta: Você é a favor da descriminalização das drogas para consumo próprio?
Vote NÃO!

Participe dessas duas enquetes da Câmara, a qual está elaborando o Estatuto da Família.

Entre no site: www2.camara.leg.br, vá no lado superior direito da página, clique em "Participe" e depois em "Enquetes" e vote!

A participação da igreja é obrigatória para que os valores e princípios cristãos sejam mantidos em nossa sociedade!

Compartilhe! Divulgue! Vote!