Paz do Senhor Jesus, pessoal!
Mais uma vez, quero compartilhar umas experiências que venho passando, mas, claro, vou utilizar de embasamento bíblico para isso. Nada tem sentido se a Palavra do Senhor não estiver presente!
Eu gosto de postar algumas coisas pessoais porque você pode se identificar com o que eu escrevo. Assim, podemos nos ajudar, baseados na Palavra. Nunca troque a Palavra de Deus por suas experiências, pois a Verdade de Deus supera experiências.
Bem, vamos lá. Eu estou lendo um livro que trata sobre prosperidade bíblica. É um livro bom, esclarecedor e tem me ajudado muito a quebrar alguns paradigmas. Ter dinheiro não é problema nenhum, o problema é o dinheiro ter você!
Ser próspero é bíblico e de maneira alguma eu me colocaria em oposição a isso. Prosperidade não se limita à questão financeira, mas tem a ver com o bem-estar do homem em geral, o que inclui saúde e paz.
CONTUDO, acredito ser uma pena limitar o Evangelho a esse universo de prosperidade, principalmente a financeira. E nada vai me calar sobre o assunto! Eu continuo batendo na mesma tecla!
Onde estão as pregações sobre arrependimento? Onde estão as pregações sobre a volta de Jesus e como a Sua Igreja deve se preparar para isso? Onde estão os sermões que aumentam a chama no coração da Igreja sobre cumprir o "Ide" do Senhor? Possibilidade de sofrer e ser perseguido? Jamais!
Tornamo-nos uma igreja mal acostumada! Tornamo-nos uma igreja de coração mercenário! Tudo é bênção! É campanha! Dê um carro e receba 2! Dê tudo o que você tem e seja abençoado!
Jesus cobrou algo para curar?
Jesus cobrava para pregar? Hoje em dia gira em torno dos milhares de reais.... caso contrário, o "artista" não aparece!
"Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o Evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo." (1 Coríntios 9:18)
Em versículos anteriores (vs. 13-14), Paulo diz que o pregador tem o direito de viver do evangelho. Porém, de acordo com o versículo acima, ele considera como recompensa fazer isso gratuitamente!
Há uns meses atrás, conversando com uma pessoa próxima, ela me soltou a seguinte frase: "Você não vê o pastor "X". Ele passou dificuldade, cresceu na favela "X", tinha tudo pra dar errado, mas hoje é pastor e tem o carro "X"." (o meu coração agora se abateu... pausa para continuar escrevendo).
Bom, eu realmente gostaria que ela terminasse a frase com algo do tipo: "mas hoje ele tem muitos frutos para o Reino. Com sua pregação e presença do Espírito Santo para convencer, muitos se rendem a Jesus!" Mas não... o negócio era o carro "X"...
Poxa, que bênção que ele tem um carro, e espero que ele abençoe os irmãos com o veículo! E a questão não é nem o pastor, pois creio que ele é uma bênção. O que me chateou foi a motivação errada da pessoa. Deu a entender que "assim como ele tem um carro "X", você pode ter também, caso seja pastor!"
Senhor, muito obrigado porque, pelo Teu amor em mim, eu não tenho um coração mercenário!
Um familiar uma vez me perguntou: "Se você for pastor, quanto você vai ganhar?" Eu imediatamente respondi: "Não me pergunte mais uma coisa dessas!"
Eu respeito o estilo dos pastores. Se um prega mais sobre cura, que seja bênção! Outro prega mais sobre batalha espiritual. Vá fundo! Um é mais tradicional e o outro pentecostal! Que somem para o Reino de Deus!
Assim, do mesmo jeito que têm uma palavra rhema, eu também tenho, e eu vou usar todo o meu ser para alertar a Igreja de Cristo quanto à verdadeira essência do Evangelho: amor, redenção, salvação, perdão, ressurreição, fé, glória de Deus!
Eu jamais limitaria o poder do sangue de Jesus a termos bens ou não! Se isso ocorrer na minha vida, que seja como consequência da minha busca ao Senhor, mas jamais será a motivação principal do meu coração, em O Nome de Jesus!
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." (Mateus 6:33)
O texto acima é bem claro! Dispensa comentários...
Não há nada errado com prosperidade bíblica. Mas acredito ser apenas uma gotinha de um oceano perto da imensidão do alcance que o sangue de Jesus teve, tem e terá para sempre!
Eu não estou falando que quero viver como mendigo, passar fome e outros males. Isso seria miserável e ofenderia a soberania de Deus. O que quero dizer é que simplesmente pretendo estar disposto e flexível a qualquer situação por amor a Jesus! Não chamo pobreza, mas, como Paulo, quero ser grato em qualquer situação! Passando fome ou fartura, Paulo dava graças a Deus!
Infelizmente, se alguém aparece com um discurso desses nos dias de hoje, é considerado alguém com um espírito de miséria!
Hoje, quem tem a coragem de pregar "larga tudo e siga Jesus!"?. Claro que isso não é para todos! Temos que ser usados como bênção nos estudos, no trabalho. O Senhor não chama todos ao ministério integral. Mas, mesmo assim..... quem?
Não seria contraditório um espírito de miséria incentivar as pessoas a pregar o Evangelho intensamente? Hoje é mais fácil falar e pregar o que convém!
Veja bem, repito: não é errado ser próspero e ganhar dinheiro. Essas coisas só não podem nos dominar.
Quanto a mim, tendo isso, investiria muito para que o Evangelho se propagasse e o Nome de Jesus fosse conhecido! Para que ajuntar tesouros na terra, onde a traça os corroem? Os meus tesouros estão no céu!
Deus abençoe!