Fonte da imagem: evom.com.br
O livro de Neemias, escrito por ele mesmo e tendo Esdras como provável editor, foi dirigido ao povo de Israel após o seu retorno do exílio na Babilônia. O seu propósito é descrever a reconstrução do muro de Jerusalém e a contínua reconstrução espiritual do povo. No contexto, a cidade de Jerusalém.
Neemias, servo de Deus, estava em Susã, capital da Pérsia, onde ficou sabendo da situação difícil que o seu povo enfrentava em Jerusalém após a saída do cativeiro babilônico. Inconformado com a situação do seu povo, Neemias se prontifica a reconstruir a cidade onde os seus antepassados estavam sepultados.
Neemias estava debaixo da vontade de Deus e por isso foi bem-aventurado. Tudo deu certo para que ele fosse até Jerusalém pois até Artaxerxes, o rei persa, abriu as portas para que Neemias fosse um instrumento de bênção na vida do povo de Israel. "E o rei me deu tudo o que pedi, porque Deus estava comigo." (Neemias 2:8)
"Conforme andava, eu ia examinando
as muralhas da cidade que haviam sido
derrubadas e os portões que haviam sido
destruídos pelo fogo."
(Neemias 2:13)
Neemias tinha a noção de que a ruína não era simplesmente física, mas espiritual. A vida do povo estava em pedaços diante de Deus (ou de costas para Ele?) da mesma maneira que os destroços da cidade expunham a sua derrota.
Apesar das dificuldades, Neemias tomou uma atitude, ele teve uma postura firme ao inflamar o povo à arregaçar as mangas e trabalhar em prol da reconstrução da cidade. Então pergunto: o que poderíamos considerar agora, em nossas vidas, uma cidade que precisa ser levantada/reconstruída? Vamos pensar?! Oremos para pedir a resposta de Deus!
"- Vejam como é difícil a nossa situação!
A cidade de Jerusalém está em ruínas, e os
seus portões foram destruídos. Vamos
construir de novo as muralhas da cidade
e acabar com essa vergonha."
(Neemias 2:17)
"Vamos começar a reconstrução!
E se aprontaram para começar o trabalho!"
(Neemias 2:18)
Neemias não fez nada sozinho. Ele precisava de outros para que tudo desse certo! Assim, animado, o povo se reuniu em um só propósito, um só coração e um só espírito para cumprir o que Deus havia colocado no coração de Neemias. Lutas vieram. Pessoas chegaram a caçoar deles tentando fazer com eles desanimassem e desistissem. Mas a obra estava a todo vapor!
"Então continuamos a reconstruir as
muralhas, e logo elas já estavam na metade
da sua altura total porque o povo estava
animado para trabalhar."
(Neemias 4:6)
"(...) as suas brechas já estavam sendo
fechadas." (Neemias 4:7)
Quanto aos adversários, "aí se reuniram e combinaram que viriam juntos atacar Jerusalém e provocar confusão." (Neemias 4:8) Em resposta, "MAS nós oramos ao nosso Deus e colocamos homens para ficarem de vigia contra eles de dia e de noite." (Neemias 4:9)
Os dois últimos versículos acima retratam também o que acontece conosco no dia-a-dia. Podemos considerar como adversários não só outras pessoas, mas situações e até mesmo a nossa mente! Muitas vezes o seu maior inimigo é você mesmo! Muitas vezes nosso maior inimigo é o nosso pessimismo, a nossa angústia, a nossa ansiedade, o nosso abatimento. Isso porque esquecemos de fazer o que é mais fácil: viver a simplicidade e a beleza de uma vida de intimidade e sinceridade com Jesus Cristo, o nosso Amigo Fiel!
Nos momentos difíceis temos que trazer à memória aquilo que nos dá esperança! Por que não começarmos a nos lembrar de tudo o que Deus já fez por nós? Aleluia! Que coisa maravilhosa!
"Eu vi que o povo estava preocupado
e por isso disse a eles, e às suas autoridades,
e aos seus oficiais:
- Não tenham medo dos nossos inimigos.
Lembrem como Deus, o Senhor, é grande e
terrível e lutem pelos seus patrícios, pelos
seus filhos, suas esposas e seus lares."
(Neemias 4:14)
Amém! Isso mesmo! Vamos nos levantar e lutar pelos nossos propósitos! Estamos certos de que Deus está no controle! O Todo-Poderoso, o Guarda de Israel que nunca falha e jamais dorme, vai na frente!
O que é de Deus permanece!
"As muralhas foram terminadas no dia vinte e cinco
do mês de elul, depois de cinquenta e dois dias
de trabalho. Então os nossos inimigos das nações
vizinhas souberam disso e ficaram desmoralizados
porque todos ficaram sabendo que o trabalho
havia sido feito com a ajuda do nosso Deus."
(Neemias 6:15-16)
"MAS EU AGI DE MODO DIFERENTE PORQUE TEMIA A DEUS"
(NEEMIAS 5:15)