A paz do Senhor Jesus!
Olha, acho que esta é a postagem que mais me despedaçou, mas, acima de tudo, em consequência disso, foi a que mais me tratou.
Quantas não foram as vezes em que pensei que algo/alguém era de Deus para mim, mas, na verdade, não era! Algumas foram as vezes também em que pessoas chegaram até mim e falaram "Deus falou comigo que você é a pessoa para mim."!
O objetivo deste post não é condenar nem a mim e nem a ninguém. Infelizmente, estamos sujeitos a esse tipo de equívoco e precipitação. É fácil aliarmos as nossas vontades às de Deus, adaptá-las de acordo com o nosso interesse. O estranho é perceber que a certeza que sentimos na hora é inabalável, mas, quando vamos ver...
Felizmente, Deus me deu um chacoalhão por meio da Tua Palavra. Foi algo específico para mim, mas pode trazer confirmações à você também! Durante o meu Plano de Leitura Bíblica, 2 Crônicas 18 me ajudou a ficar em alerta para não sair por aí falando ou ouvindo "Deus falou comigo que...", sendo que na verdade Ele não abriu a Sua santa boca.
No trecho abaixo, o rei Acabe, de Israel, alia-se a Josafá, rei de Judá, e vai atrás de profetas para saber de Deus o que o Senhor pensava a respeito de uma determinada guerra que ocorria na época.
"Mas Josafá perguntou:
- Não existe aqui mais nenhum profeta
para nós consultarmos o Senhor por meio
dele?
Acabe respondeu:
Existe outro que se chama Micaías, filho de Inla.
Mas eu tenho ódio dele porque nunca profetiza
para mim o que é bom, mas só o que é ruim.
(...)
Enquanto isso, o oficial que tinha ido buscar Micaías
disse a ele:
-Todos os outros profetas profetizaram que o rei terá
sucesso. É melhor que você faça o mesmo.
Porém Micaías respondeu:
-Juro pelo Senhor, o Deus vivo, que eu falarei o que
o meu Deus mandar!
(...)
Ele (Micaías) perguntou: 'Quem enganará Acabe para
que ele vá a Ramote e seja morto lá?' Alguns anjos
disseram uma coisa, e outros disseram outra, até
que um espírito chegou perto do Senhor Deus e disse:
'Eu enganarei Acabe.' O Senhor perguntou: 'Como?'
E o espírito respondeu: 'Eu irei e farei com que todos
os profetas de Acabe digam mentiras.' Então o Senhor
ordenou: 'Vá e engane Acabe. Você conseguirá.'
(...)
Micaías exclamou:
-Se o senhor, ó rei, voltar em paz, então, de fato,
o Senhor Deus não falou por meio de mim."
(2 Crônicas 18:6-7,12-13,19-21,27)
Podemos ver nesses versículos que as pessoas manipulavam situações com o intuito de ouvir o que queriam e não o que Deus realmente pensava a respeito. Vemos prevalecer a vontade humana, aquilo que convém.
Micaías, ainda que impelido pelo oficial a concordar com o que os outros profetas haviam dito, permaneceu firme e ouviu a voz de Deus e, ao ser mandado para a cadeia, exclamou: "-Se o senhor, ó rei, voltar em paz, então, de fato, o Senhor Deus não falou por meio de mim.".
É claro que por vezes somos movidos pela clara e audível voz de Deus, mas, há vezes também em que há ruídos da alma nesse processo.
Não é normal para um cristão agir dessa maneira irresponsável e precipitada diante das situações. Ministro isso em primeiro lugar na minha vida! Eu quero aprender e acertar, até porque a pessoa que vos escreve, assim como qualquer outro ser humano, tem seus momentos de fraqueza e não só falou, mas também foi fraco para ouvir e acreditar que "Deus falou comigo..."
Estejamos alertas, buscando em espírito a vontade de Deus! Assim, saberemos o que Deus falou de fato..