Fonte da imagem: loungeempreendedor.blogspot.com
"Todas as coisas me são lícitas,
mas nem todas as coisas convêm.
Todas as coisas me são lícitas,
mas eu não me deixarei dominar
por nenhuma."
(1 Coríntios 6:12)
Há uns dias atrás eu estava pensando sobre algumas coisas que já ouvi de algumas pessoas sobre a liberdade (ou não) que há no fato de ser cristão. Não quero me prender em religião, até porque Jesus é maior do que todas elas. Pretendo, ao contrário, considerar uma "vida com Jesus" e não "sou dessa ou daquela religião".
Uma vez conversava com meu irmão mais velho quando ele me disse que sabe que Jesus é o único Caminho e que pretende se casar com uma moça de Deus, mas que, por enquanto, ele quer "curtir a vida porque crente não pode fazer nada!". Em outras palavras, ele quer sair, ficar e daí pra frente... O fato é que não ouvi isso só dele. Quantas e quantas vezes eu ouvi algo sobre esse "pode x não pode".
Eu acredito que uma vida abundante com Jesus em amor, perdão, graça, misericórdia, esperança, alegria, santidade, entre outras coisas, não deve se limitar a poder ou não fazer algo. Seria algo do tipo: "Se você é crente você pode orar, ler a Bíblia etc...Você não pode ficar, você não pode isso, você não pode aquilo..."
Algo que serve para os que vivem (ou ainda não) em Cristo é saber que não é por meio de verbos no imperativo ("Pode!" ou "Não pode!"), regras autoritárias ou qualquer outro meio repressivo que as coisas funcionam. Jesus, imerso em um Espírito de amor e compaixão, ordenou que a Igreja fosse e pregasse o Evangelho. Ele não ordenou que fôssemos e obrigássemos alguém a se converter a Ele. Deus nos ama tanto que até a possibilidade de tomarmos decisões Ele nos deu.
Não falo aqui que não precisamos de alguém para pastorear e aconselhar. Isso é extremamente necessário! Eu quero dizer que quando mergulhamos a fundo no Evangelho tudo ocorre naturalmente. Assim, somos sensíveis ao Espírito Santo até chegar em um ponto que Ele mesmo nos convence em espírito. E tudo isso por meio de uma relação que vai muito além do "Pode x Não pode!". É íntimo! É chegado! É próximo! É intrínseco a nós!
Viver em/com/por/para Cristo é viver em liberdade, é viver a essência da Palavra! É ir além de...
Deus nos abençoe e nos conceda uma semana abençoada!